<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Venha descobrir “A Mais Breve História da Ucrânia” com o jornalista José Milhazes

21 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Uma colaboração com o historiador ucraniano, Vladimir Dolin

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 26 de setembro, “A Mais Breve História da Ucrânia”, o novo livro do jornalista José Milhazes, em colaboração com o historiador ucraniano, Vladimir Dolin.

Depois do enorme sucesso que foi “A Mais Breve História da Rússia”, o livro mais vendido de não-ficção em Portugal em 2022, o comentador da SIC conta tudo o que aconteceu no país – as origens remotas com os príncipes Askold e Dir de Kyiv, a importância desta cidade e do rio Dnipro na identidade coletiva, a especificidade da sua língua, as suas joias arquitetónicas e os seus melhores poetas.

Durante longos anos, a História da Ucrânia foi considerada parte da História da Rússia. “Com este livro quisemos demonstrar que é um país com uma identidade própria e deve existir enquanto Estado independente. A Rus de Kyiv foi, na viragem do primeiro milénio da nossa era, um dos numerosos, e o maior, dos Estados feudais da Europa, englobando várias tribos eslavas e fino-úgricas que, mais tarde, estiveram na origem de três povos diferentes: bielorussos, russos e ucranianos. Procuraremos mostrar como um deles surgiu e evoluiu ao longo dos séculos, a Ucrânia. No entanto, os territórios ucranianos não podem ser considerados isoladamente, sem ser em estreita ligação com a história da Polónia, Rússia, Turquia e outros países que, em períodos e contextos históricos diversos, os ocuparam”, escrevem os autores no prefácio, onde também explicam que, Ucrânia, em eslavo, significa “terra de fronteira”.

“O apoio internacional prestado desde a madrugada de 24 de fevereiro de 2022 é vital para que resistam, mas ainda mais importante é a resistência e o espírito de combatividade de toda uma população herdeira das qualidades dos cossacos. Não são apenas os militares, é um povo em armas que luta pela sua liberdade”

O livro inclui uma cronologia com todas as principais datas desde o século V até à atualidade, do momento em que desejou juntar-se à Europa e resistir à Rússia, passando pela presença soviética. O segundo país com maior área do continente europeu depois da Rússia, com a qual tem fronteira a leste e a Nordeste, tem 603 628 quilómetros quadrados e 41 167 336 habitantes.

Ao longo deste livro, José Milhazes e o jornalista e historiador ucraniano Vladimir Dolin apresentam este povo mártir nas suas grandezas e misérias, vitórias e derrotas. Dão a conhecer os factos, as figuras e efemérides de um povo que todos os dias nos entra em casa por causa da atual invasão russa, mas que também por esse motivo não nos é permitido conhecer.

José Milhazes é natural da Póvoa de Varzim. Em 1977 rumou à União Soviética para completar os estudos na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov). Uma vez licenciado em História da Rússia, dedicou-se à tradução de obras literárias e políticas, até que em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico para a TSF e outros media nacionais. Em 2009 doutorou-se pela Universidade do Porto, e em 2015 regressou a Portugal – quase 40 anos após ter emigrado – com um conhecimento ímpar da sociedade russa e da Europa de Leste. É atualmente comentador da SIC. Avô de cinco netos, vive com a sua mulher, Siri, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

Vladmir Dolin nasceu em Kyiv em 1957. Formou-se em História na Universidade Estatal de Moscovo e dedica-se ao jornalismo desde os finais dos anos 1980. Trabalhou como produtor e repórter durante as duas guerras da Chechénia, foi repórter da Rádio Liberdade e colaborou com órgãos de informação espanhóis. Na estação de televisão alemã N.TV, foi adjunto do redator-chefe do programa Liberdade de Expressão. Depois de 2007, foi trabalhar para a Ucrânia, onde desempenhou as funções de redator-chefe do programa Liberdade de Expressão de Savik Shuster.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 7 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 7 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 8 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 8 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 8 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 9 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 9 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 9 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 10 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 10 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 10 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 11 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 11 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 12 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 12 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 13 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 13 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 13 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 14 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.