<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Verdades e mentiras sobre as rotinas de cuidados com a pele no verão

11 Junho 2025
Forever Young

Com a chegada do verão, muitas mulheres também mudam a rotina de beleza, mas será que isso é necessário? Desmistificamos os mitos com a ajuda de especialistas.

Com ​​a mudança de estação, surge a pergunta: precisamos de adaptar também a rotina de cuidados com a pele para lidar com o sol, o calor, a humidade e o suor?

Existem muitos rumores em torno dessa “mudança estética no guarda-roupa”, mas especialistas garantem que alguns aspetos são verdadeiros, mas outros nem tanto.

1. “Não pode usar retinol no verão”: FALSO

O retinol é um dos ingredientes ativos favoritos das mulheres, pelos seus poderosos efeitos antienvelhecimento e transformadores. No entanto, quando o calor começa e os dias ficam mais longos, muitas mulheres evitam-no. Mas será que ele é realmente necessário?

Acredita-se que o uso deste derivado da vitamina A deva ser descontinuado durante os meses mais quentes do ano, mas esse mito foi desmascarado por especialistas . Embora seja verdade que o retinol pode tornar a pele mais sensível à radiação UV, ele simplesmente requer maiores precauções, mas não deve ser evitado.

Deve usar o produto apenas à noite e limpar bem no dia seguinte com nosso limpador facial habitual. E segundo, sempre aplicar protetor solar durante o dia.

2. “Só precisa de usar protetor solar na primavera e no verão”: FALSO

Este é um dos mitos mais perigosos, pois a proteção solar é essencial independentemente da estação. Embora seja verdade que o sol é mais direto no verão, a radiação ultravioleta (UV) está presente o ano todo, mesmo quando o tempo está nublado .

3. “A vitamina C mancha a pele se usada no sol”: FALSO

A vitamina C é outro ingrediente que vem ganhando popularidade, pois é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres gerados pela exposição solar , mas também melhora a luminosidade da pele e aumenta a eficácia do protetor solar. Mas qual é o mito em torno disso? Basicamente, algumas pessoas acreditam que ela não deve ser usada durante o dia , principalmente no verão, porque pode manchar a pele. Mas isso não é verdade.

4. “A niacinamida só é boa para peles com tendência a acne”: FALSO

Outro dos ingredientes mais populares do momento. E embora seja verdade que é muito eficaz na regulação da produção de sebo e na redução da inflamação, tem muitos outros benefícios.

Esta forma de vitamina B3 também fortalece a barreira cutânea, reduz a hiperpigmentação, melhora a textura e possui propriedades antioxidantes. Além disso, é muito bem tolerada, mesmo por peles sensíveis, e é totalmente segura no verão. Não há motivo para abandoná-la durante os meses mais quentes; pelo contrário, pode ajudar a acalmar a pele após a exposição solar.

5. “Não é necessário hidratar a pele no verão porque ela não fica seca”: FALSO

Devido ao calor, a sensação de suor ou pele oleosa é mais comum, mas essa sensação não se reflete nos poros. A hidratação é fundamental e não é o mesmo que oleosidade. A pele pode ficar desidratada mesmo com excesso de sebo. Calor, ar condicionado e sol podem romper a barreira cutânea e causar perda de água. O ideal é adaptar a textura do seu hidratante à estação: em vez de cremes pesados, opte por géis, loções leves ou séruns hidratantes com ingredientes como ácido hialurónico, glicerina ou aloé vera.

6. “Esfoliar no verão faz mal à pele”: FALSO (com nuances)

Esfoliar a pele ajuda a remover células mortas, melhora a textura e facilita a penetração de outros tratamentos. No entanto, deve ser feito com cautela no verão.