Viajar sem pagar estadia? Simples: adira à moda da troca de casa

Um dos aspetos mais caros de uma viagem é a estadia, especialmente se for longa e o número de viajantes também for grande.

Nos últimos anos, surgiram alternativas de alojamento ao clássico hotel. A primeira grande revolução veio do Airbnb e de outras plataformas de aluguer turístico, com opções bastante acessíveis como poder alugar apenas um quarto dentro do VUT (habitação para uso turístico). Embora este conceito já existisse, sobretudo nos destinos de praia e litoral, surgiu como uma novidade nas grandes cidades porque foi, e continua a ser, orientado para bolsas um pouco mais ajustadas economicamente.

Hoje em dia existem muitos tipos de alojamento para todos os públicos, não só os tradicionais, como hotéis, hostels ou hostels, mas também todos aqueles que incluem novas formas de viajar que podem reduzir os gastos com alojamento a zero euros. Como? Através de troca de casa.

Entre as opções de hospedagem a custo zero está o Couchsurfing, que imita o conceito de pernoitar na casa de um amigo, só que em vez de amigos são anfitriões que, sem pedir nada em troca, oferecem sua casa (ou melhor, um lugar confortável para dormir) para aproveitar um intercâmbio cultural.

E embora, podendo não ser a opção mais atrativa, pois carece de luxos como casa de banho privada ou pequeno-almoço, a verdade é que é a opção mais barata. Sem levar em conta a parte social e cultural que acompanha a convivência com novos amigos.

Graças ao Home Exchange ou troca de casa as possibilidades de realizar um intercâmbio entre cidades em qualquer parte do mundo são hoje muito maiores.

Neste caso, as casas ou apartamentos são oferecidos em troca entre duas famílias que se ligam no destino e concordam em realizar a troca. A inscrição no site exige um pagamento anual de 160 euros de seguro , embora inclua trocas ilimitadas.

A mudança pode ser feita de diversas maneiras.

A primeira conhecida como troca clássica, quando duas famílias trocam de casa, mas não precisa de ser na mesma data (permuta recíproca).

E a segunda o GuestPoints: se você encontrar uma casa disponível, mas o dono dela não quiser ficar na sua você pode oferecer-lhe GuestPoints para usar com outro membro na casa de um destino à sua escolha. Cada membro recebe GuestPoints quando se inscreve e quando hospeda outros membros.

 

Ler Mais