<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

VW Golf GTI: O desportivo suave

17 Dezembro 2018
Forever Young

Nasceu no século passado, estabeleceu a norma para os “desportivos de bolso”, foi muito maltratado e chegou a descer ao patamar de nível de equipamento. Foi recuperado, generalizado e na gama Golf é, hoje, um desportivo que nada tem a ver com o original.

VW Golf GTI: O desportivo suave

Tinha uma bola de Golf na alavanca da caixa de velocidades e tecido tipo “tweed” nos forros dos bancos, mas mantinha jantes de aço e perante a restante gama Golf destacava-se pelas três letrinhas mágicas: GTI. Pequeno, ágil, leve e com mais de uma centena de cavalos, o VW Golf, curiosamente, nunca conheceu grande palmarés na competição.
Mas em estrada, havia poucos que lhe fizessem frente. O sucesso foi tal que a VW registou as três letrinhas – como mais tarde viria a fazer com o TDI – e a cada geração do Golf lá vinha a versão GTI com melhorias no chassis e no motor, entre outros aprimoramentos.
Entretanto a Volkswagen foi acreditando, cada vez mais, nas motorizações diesel, renegando a versão desportiva, que chegou a desaparecer para ressurgir como nível de equipamento. Felizmente, esta fase durou pouco e a VW voltou a recentrar-se, oferecendo versões GTI mais desportivas.
Hoje o Golf GTI está mais burguês e orientado para o conforto, mas esta última geração é de boa qualidade. Evoluindo na continuidade, a sétima geração do modelo mais vendido na Europa recebeu um estilo aprumado, novos motores e tecnologia inédita no segmento.
A parte burguesa que referimos é visível no avançado sistema de info-entretenimento, condução semi-autónoma graças aos sistemas de manutenção do carro dentro das linhas da faixa de rodagem e do regulador de velocidade adaptativo com radar e travagem de emergência autónoma.
Nas suas versões “normais” o Golf não conheceu grandes alterações e, como habitualmente, o salto entre a sexta e a sétima gerações acabou por não trazer nada de revolucionário. Nesta versão GTI, as novidades estão lá todas, com alguns retoques que fizeram magia no desportivo da casa alemã que, refira-se, já não é o pináculo da gama, pois, acima do GTI, está o Golf R com tração integral e potência compatível com os rivais.
O Golf GTI tem 230 CV, direção assistida progressiva e suspensão equipada com o Dynamic Chassis Control (DCC), que exibe amortecedores adaptativos e reguláveis com os modos de condução diferentes, oferecidos de série.
O interior do Golf GTI foi ao século passado buscar um tecido quadriculado para revestir os bancos que não sejam em pele, tendo ainda um ecrã de 9,2 polegadas, com sistema de navegação, e um painel de instrumentos totalmente virtual, projetado num ecrã de 12,3 polegadas, também oferecido de série.
Como seria de esperar, a qualidade de construção e de materiais não merece reparos, a posição de condução é ótima, o espaço oferecido aceitável e a atenção ao detalhe é mais pronunciada neste carro desportivo.
A qualidade e linearidade de utilização dos recursos disponíveis sempre foi uma das forças do Golf GTI, pois este Volkswagen, em teoria, não tem argumentos para os rivais mais modernos, como o Honda Civic Type R ou o Hyundai i30N. E o bloco de 2.0 litros TFSI oferece uma boa sensação, empurrando o GTI para diante com eficácia.
O chassis continua a ser muito bom e com os amortecedores pilotados, o Golf GTI pede meças a qualquer rival. Que, para conseguirem comportamentos de excelência, endurecem as suspensões para aumentar as capacidades dinâmicas e conseguir colocar no chão a potência, o que não sucede com este Volkswagen, mais confortável numa afinação que tem vindo a ser desenvolvida há muito tempo.

Veredicto
Se for adepto de desportivos que dão nas vistas, barulhentos e absolutamente eficazes nos limites, exigindo alguns conhecimentos de condução para lá chegar, o Golf GTI não é para si. No entanto, se quiser um carro que o leva a passear na marginal com o mesmo à vontade com que sobe a Serra da Arrábida ou a Fóia no Algarve, o Golf GTI já deve fazer parte das suas opções de compra. É brilhante no que toca ao chassis e às suspensões, evoca o espírito do original Golf GTI e é eficiente q.b., com enorme suavidade. Não é barato, mas a qualidade paga-se..

José Manuel Costa

Mais Recentes

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 4 minutos

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 23 minutos

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 44 minutos

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 54 minutos

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 1 hora

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 1 hora

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 1 hora

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 2 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 4 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 4 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 4 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 4 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 5 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 5 horas

Envelhecimento: mentiras que nos contam mas nas quais não devemos acreditar

há 5 horas

5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais, de acordo com Harvard

há 5 horas

O que se espera de um profissional com mais de 50 anos?

há 5 horas

Opinião: «Será o riso apenas uma expressão de felicidade?», Andreia Filipe Vieira, psicóloga clínica

há 6 horas

Óbito: Morreu o rapper Werenoi, líder de vendas em França

há 6 horas

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.