Partilhar

VW Golf GTI: O desportivo suave

Nasceu no século passado, estabeleceu a norma para os “desportivos de bolso”, foi muito maltratado e chegou a descer ao patamar de nível de equipamento. Foi recuperado, generalizado e na gama Golf é, hoje, um desportivo que nada tem a ver com o original.

17 Dezembro 2018
Forever Young

Tinha uma bola de Golf na alavanca da caixa de velocidades e tecido tipo “tweed” nos forros dos bancos, mas mantinha jantes de aço e perante a restante gama Golf destacava-se pelas três letrinhas mágicas: GTI. Pequeno, ágil, leve e com mais de uma centena de cavalos, o VW Golf, curiosamente, nunca conheceu grande palmarés na competição.
Mas em estrada, havia poucos que lhe fizessem frente. O sucesso foi tal que a VW registou as três letrinhas – como mais tarde viria a fazer com o TDI – e a cada geração do Golf lá vinha a versão GTI com melhorias no chassis e no motor, entre outros aprimoramentos.
Entretanto a Volkswagen foi acreditando, cada vez mais, nas motorizações diesel, renegando a versão desportiva, que chegou a desaparecer para ressurgir como nível de equipamento. Felizmente, esta fase durou pouco e a VW voltou a recentrar-se, oferecendo versões GTI mais desportivas.
Hoje o Golf GTI está mais burguês e orientado para o conforto, mas esta última geração é de boa qualidade. Evoluindo na continuidade, a sétima geração do modelo mais vendido na Europa recebeu um estilo aprumado, novos motores e tecnologia inédita no segmento.
A parte burguesa que referimos é visível no avançado sistema de info-entretenimento, condução semi-autónoma graças aos sistemas de manutenção do carro dentro das linhas da faixa de rodagem e do regulador de velocidade adaptativo com radar e travagem de emergência autónoma.
Nas suas versões “normais” o Golf não conheceu grandes alterações e, como habitualmente, o salto entre a sexta e a sétima gerações acabou por não trazer nada de revolucionário. Nesta versão GTI, as novidades estão lá todas, com alguns retoques que fizeram magia no desportivo da casa alemã que, refira-se, já não é o pináculo da gama, pois, acima do GTI, está o Golf R com tração integral e potência compatível com os rivais.
O Golf GTI tem 230 CV, direção assistida progressiva e suspensão equipada com o Dynamic Chassis Control (DCC), que exibe amortecedores adaptativos e reguláveis com os modos de condução diferentes, oferecidos de série.
O interior do Golf GTI foi ao século passado buscar um tecido quadriculado para revestir os bancos que não sejam em pele, tendo ainda um ecrã de 9,2 polegadas, com sistema de navegação, e um painel de instrumentos totalmente virtual, projetado num ecrã de 12,3 polegadas, também oferecido de série.
Como seria de esperar, a qualidade de construção e de materiais não merece reparos, a posição de condução é ótima, o espaço oferecido aceitável e a atenção ao detalhe é mais pronunciada neste carro desportivo.
A qualidade e linearidade de utilização dos recursos disponíveis sempre foi uma das forças do Golf GTI, pois este Volkswagen, em teoria, não tem argumentos para os rivais mais modernos, como o Honda Civic Type R ou o Hyundai i30N. E o bloco de 2.0 litros TFSI oferece uma boa sensação, empurrando o GTI para diante com eficácia.
O chassis continua a ser muito bom e com os amortecedores pilotados, o Golf GTI pede meças a qualquer rival. Que, para conseguirem comportamentos de excelência, endurecem as suspensões para aumentar as capacidades dinâmicas e conseguir colocar no chão a potência, o que não sucede com este Volkswagen, mais confortável numa afinação que tem vindo a ser desenvolvida há muito tempo.

Veredicto
Se for adepto de desportivos que dão nas vistas, barulhentos e absolutamente eficazes nos limites, exigindo alguns conhecimentos de condução para lá chegar, o Golf GTI não é para si. No entanto, se quiser um carro que o leva a passear na marginal com o mesmo à vontade com que sobe a Serra da Arrábida ou a Fóia no Algarve, o Golf GTI já deve fazer parte das suas opções de compra. É brilhante no que toca ao chassis e às suspensões, evoca o espírito do original Golf GTI e é eficiente q.b., com enorme suavidade. Não é barato, mas a qualidade paga-se..

José Manuel Costa

Mais Recentes

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 6 minutos

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 1 hora

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 2 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 19 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 19 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 20 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 20 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 21 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 21 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 22 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 22 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 24 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 dia

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 dia

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.