10 factos (surpreendentes) sobre o Natal que provavelmente desconhece

Eis um pouco de informação divertida para partilhar com o resto da família.

O Natal está cada vez mais próximo. As decorações já estão nas ruas e muitas pessoas já têm as suas árvores preparadas. Sendo certo que este ano a celebração será algo diferente, o nosso desejo é que o espirito permaneça sempre intacto.

O dia de Natal será menos caótico, com menos pessoas, de forma garantir a segurança de toda a família. Não é certamente a forma como gostaríamos de celebrar esta época tão feliz. No entanto é fundamental que trabalhe a sua alegria e aproveite este mês para se conectar com a família – nem que seja à distância.

[Leia também: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal]

Para ajuda neste processo, o portal BestLife reuniu um conjunto de factos curiosos sobre o Natal que prometem estimular as suas conversas com os outros, assim como o seu próprio estado de espirito.

 

  1. A primeira música tocada no Espaço foi a “Jingle Bells”

No dia 16 de dezembro de 1965 a tripulação do Gemini 6A decidiu entrar no espirito natalício e tocar esta clássica música de Natal durante a sua viagem ao Espaço. “Jingle Bells” entrou assim para a lista dos recordes, como a primeira música a ser tocada neste local tão remoto.

 

  1. A tradição das meias está relacionada com uma lenda sobre o casamento

Já alguma vez pensou porque razão penduramos meias junto à lareira durante o mês de dezembro? De acordo com o Smithsonian, a origem desta tradição está relacionada com a história de um pobre viúvo que recava não ser capaz de encontrar bons casamentos para as suas filhas devido à sua falta de recursos. Uma noite São Nicolau ouviu um grupo de pessoas falar sobre este homem e decidiu ajudá-lo. Visto que o viúvo não aceitava diretamente nenhum tipo de caridade, São Nicolau acabou por descer pela chaminé e colocar algumas moedas de ouro nas meias das filhas do homem que estavam a secar junto à lareira. Na manhã seguinte as meninas descobriram esta oferenda e finalmente puderam casar. Um milagre!

 

  1. A rena Rudolfo é o resultado de uma campanha publicitária

Este animal é uma personagem clássica das histórias de Natal. Muitos são aqueles que adoram o filme de 1964 que conta a história desta peculiar rena. No entanto, a verdade é que a origem desta personagem está relacionada com uma campanha promocional criada em 1939 por uma loja americana. O dono do estabelecimento pediu a um copywriter para escrever uma história de Natal que pudesse ser distribuída em loja durante o mês de dezembro e este acabou por criar a rena com nariz vermelho que se tornaria mais tarde incrivelmente popular.

 

  1. A Estátua da Liberdade foi o maior presente de Natal de sempre

Este é um dos monumentos mais icónicos do mundo. Com uma altura de cerca de 47 metros e um peso de mais de 24 toneladas, a verdade é que este pode ser considerado um dos maiores presentes de Natal jamais oferecidos. Foi em 1886 que a França decidiu oferecer aos Estados Unidos esta estrutura icónica.

 

  1. Thomas Edison e o seu parceiro inventaram as luzes de Natal

Considerado um dos maiores inventores de todos os tempos, Thomas Edinson foi igualmente co-responsável pela invenção das tradicionais luzes de natal. De acordo com a Library of Congress, Edison criou o primeiro fio de luzes elétricas em 1880, tendo pendurado o mesmo no exterior do seu laboratório em Nova Jérsia. No entanto, foi o seu colaborador Edward Johnson que em 1882 se tornou o primeiro a experimentar enrolar um fio com luzes vermelhas, brancas e azuis em redor de uma árvore de Natal.

 

  1. A clássica arvore de natal do Rockfeller Center tem mais de 25 000 luzes

Esta é uma das árvores de Natal mais conhecidas em todo o Mundo. Todos os anos é montada e decorada em frente ao edifício Rockefeller Center em Nova Iorque. Atualmente são utilizadas cerca de 25 000 luzes na sua decoração. A origem desta tradição é, todavia, bastante mais humilde. Foi em 1931 que os então trabalhadores da construção do edifício decidiram montar uma pequena árvore de Natal como forma de distração.

 

  1. O Natal é a altura do ano mais popular para pedidos de casamento

Os especialistas afirmam que a véspera de Natal e o dia de Natal são as duas ocasiões mais populares para pedir alguém em casamento. Os dados das redes sociais parecem confirmar este fenômeno. De acordo com os especialistas da Bridebook, em dezembro de 2018, mais de 100 000 pedidos de casamento foram realizados. Estes dois dias em particular, são também conhecidos por registarem o menor número de separações amorosas. Já por outro lado, os dias que antecedem esta data são conhecidos por serem algo problemáticos.

 

  1. A tradição de decorar a árvore tem mais de 500 anos

A origem desta tradição popular remonta à Alemanha e ao século XVI. De acordo com o portal History.com, o povo alemão parece ser o responsável por este tipo de decoração e por ter começado a trazer para dentro de casa este tipo de árvore. Foi apenas no início do século. XIX que esta tradição se começou a generalizar.

 

  1. O Pai Natal é conhecido por mais de 30 diferentes nomes

Esta é uma das personagens mais conhecidas em todo o mundo. No entanto muitos são os países e as culturas que utilizam nomes diferentes para identificar esta figura familiar. Na Hungria, por exemplo, é conhecido por Mikulás. No Japão é o Hoteisho, na Noruega é o Julenisse e em França o Père Noel. Ao todo existem mais de 30 nomes diferentes.

 

  1. Em todo o Mundo, são vendidos cerce de 28 sets de Lego por minuto durante a época do Natal

É porventura um dos presentes mais oferecidos durante esta época festiva. Todos adoram os Legos e praticamente todas as gerações cresceram com este popular brinquedo. Não é assim de estranhar que, tal como afirma a National Geographic Kids, se vendam cerca de 28 sets Lego a cada minuto. Um feito incrível!

 

[Leia também: Prendas de Natal. 10 coisas que deve considerar antes de comprar brinquedos]

 

 

Ler Mais