O próximo dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, calha a uma segunda-feira, pelo que muitos portugueses irão aproveitar para desfrutar de um fim de semana prolongado fora de casa. A pensar nisso, o TheFork preparou uma lista de dez sugestões de restaurantes de norte a sul de Portugal, sem esquecer as ilhas, com opções para todos os gostos e carteiras.
Desde a cozinha mediterrânica à americana, passando pela asiática e pela italiana; com a cidade ou o mar como pano de fundo; em ambientes mais descontraídos ou dignos de classificação Michelin – são muitas e variadas as propostas da plataforma de reservas líder na Europa para tornar os almoços e jantares destes três dias de descanso em autênticas experiências gastronómicas.
Escapadinhas com sabor
Se o destino é o Norte do país, comecemos com o distrito do Porto, onde vale a pena visitar o restaurante Almeja, que, na opinião do Guia Michelin, “apresenta uma oferta diferente na cidade, com uma carta atual e um completo menu de degustação”. Este “casual fine dining”, cuja arte tem como base a oferta do mercado e os pequenos produtores locais, também faz parte da seleção Insider do TheFork (com os melhores restaurantes do momento).
Quem não pode ir a Itália, mas vai passar em Aveiro, poderá consolar-se no Il Libertino, comandando pelo Chef Rosmel Mendez, um espaço trendy e citadino que junta cores e sabores com inspiração Toscana, focando-se nas massas frescas. Tortelloni em ensopado de camarão com leite de coco e Risotto nero com calamari são alguns dos pratos do menu a não perder.
No distrito vizinho, Viseu, as atenções fixam-se num dos restaurantes do Chef Rui Paula. Com vista para o rio e os socalcos de vinhas e xisto, o DOC Douro propõe uma cozinha tradicional com toques criativos baseada em várias gerações de receitas culinárias.
Um pouco mais abaixo no mapa português, Castelo Branco não é apenas rico em património, mas também em bons restaurantes. Um deles é o Alkimya, liderado pela Chef Sandra Duarte, que foi o grande vencedor da segunda edição do concurso Beira Interior Gourmet, em 2022, promovido pela Comissão Vitivinícola da Beira Interior. Localizado mais precisamente na Covilhã, este restaurante garante que 80% da matéria-prima utilizada na cozinha é sazonal e endógena.
Oferecendo de tudo um pouco para toda a família, Leiria é a região onde as escapadinhas se desfrutam entre o mar e o Pinhal. Mas o restaurante sugerido pelo TheFork nesta zona do país não deixa margem para dúvidas quanto ao seu elemento: situa-se em Peniche, na Avenida do Mar e possui um nome sugestivo. O peixe e marisco são reis no The Marina, do chef Henrique Gomes, que está com 30% de desconto sobre a ementa, exceto menus e bebidas, nos dias 29 e 30 de abril.
E porque Lisboa também pode ser uma cidade para descanso e lazer, entre diversas paragens obrigatórias destaca-se o Contrabando, onde se servem várias especialidades da comida regional entre Texas e México. Este restaurante, o segundo mais reservado pelos portugueses segundo o Top50 recentemente lançado pelo TheFork, também está com desconto sobre a ementa durante o fim de semana do feriado, neste caso de 50%.
Destino de muitas famílias em fugas de fim de semana, o Alentejo tem restaurantes imperdíveis, de que é exemplo o Howard’s Folly, em Estremoz, onde o Chef Hugo Bernardo se baseia na filosofia “da terra para o prato”, reinventando pratos tradicionais portugueses.
O Algarve também está entre as primeiras escolhas quando se trata de fazer uma pausa mais longa do quotidiano, mas o difícil é decidir entre tanta oferta de restaurantes da região. O TheFork dá uma ajuda e propõe uma visita ao asiático Monky, em Faro, que privilegia os produtos locais confecionados da mesma forma que nos seus países de origem. Outro ponto a favor é o facto de estar com 30% de desconto sobre a ementa.
Para os que terão a oportunidade de viajar até às ilhas, o TheFork recomenda dois restaurantes, cuja versatilidade conquista diferentes gostos e paladares. Na Madeira, mais precisamente no Funchal, o Casal da Penha assenta na gastronomia tradicional, internacional e mediterrânica, contando com a distinção Michelin Bib Gourmand. Nos Açores, o restaurante Magma, em Ponta Delgada, alinha-se nos conceitos da cozinha moderna, sustentabilidade e tradição, aproveitando 100% dos recursos da ilha para integrá-los nos pratos.