10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

Estes são os deliciosos e nutritivos alimentos que deve acrescentar à sua dieta

Uma alimentação variada e equilibrada é um fator determinante para o nosso bem-estar. As vitaminas, os nutrientes e minerais que compõe a nossa dieta ajudam o organismo a recuperar e proteger as suas funções mais vitais.

Alguns tipos de alimentos são particularmente benéficos para certos órgãos e problemas. A nossa capacidade visual é um dos elementos mais fundamentais que devemos procurar proteger ao longo do processo de envelhecimentos. Eis 10 escolhas alimentares ideias para este efeito, recomendadas pelo portal AARP.

 

  1. Mirtilo

Estas pequenas “pérolas” roxas são ricas em antioxidantes capazes de fortalecer a estrutura de cola gênio na retina, assegurando uma proteção extra ocular. Se tem tendência para passar muito tempo ao sol, saiba que as antocianinas são capazes de ajudar proteger os seus olhos contra os raios UV.

 

  1. Chocolate negro

Se estava à procura de uma boa razão para comer um pouco mais de chocolate então aqui está ela. Um estudo publicado em 2018, concluiu que os adultos que ingeriam uma barra de chocolate negro conseguiram ver melhor e com mais claridade – duas horas mais tarde – quando comparado com os participantes que consumiram chocolate de leite. Para além deste efeito, os flavonoides presentes no chocolate são ainda capazes de ajudar melhorar a visão das pessoas que sofrem de glaucoma, reduzindo ainda o risco degeneração macular.

 

  1. Ovos

A gema do ovo contém o mesmo tipo de antioxidantes, luteína e zeaxantinas existente dos vegetais verdes. Ao consumir uma omelete, por exemplo, estará ainda a promover uma maior absorção destes poderosos agentes devido aos elevados níveis de gordura do ovo. A gema é ainda uma fonte de vitamina D, importante na prevenção do risco de degeneração macular.

 

  1. Ostras

Tal como outros moluscos, as ostras são uma das melhores fontes de minerais – como o zinco – que ajudam a proteger os seus olhos contra o impacto negativo dos raios solares. Níveis elevados podem igualmente ser importantes para retardar as fases mais avançadas de degeneração macular.

 

  1. Laranjas

A vitamina C têm um efeito profundo na nossa capacidade visual. Tal como os outros antioxidantes ajuda reduzir os danos e o risco de degenerações oculares. As laranjas são ainda uma fonte de colágeno, que irá ser capaz de fortalecer a estrutura da sua córnea.

 

  1. Cenouras

Esta é a recomendação mais clássica. Este alimento tem um pouco de tudo, em particular carotenoides capazes de fortalecer os níveis de vitamina A. Esta vitamina está associada à produção de conjunto de células oculares essenciais para a nossa visão.

 

  1. Amêndoas

As amêndoas são uma excelente fonte de vitamina E. Este é um tipo de antioxidante capaz de proteger os nossos olhos contra uma série de danos, reduzindo igualmente o risco de degeneração macular. As nozes e os amendoins são igualmente boas fontes de vitamina E.

 

  1. Salmão

Os ácidos Omega-3 são importantes para cuidar da saúde dos seus olhos. O salmão é um alimento particularmente rico neste tipo de gordura, que pode ajudar a diminuir o risco de uma série de doenças oculares, associadas ao envelhecimento.

 

  1. Couve

As couves, os espinafres e outros tipos de vegetais verdes escuro estão repletos de luteína e zeaxantinas. Estes antioxidantes ajudam a formar uma camada protetor em torno do olho que funciona como “escudo” contra os raios luminosos. A luteína é particularmente útil para filtrar a luz azul emitida pela maioria dos écrans existentes nos nossos dispositivos.

 

  1. Tomate

Os tomates contêm um “quadrante” nutritivos muito importante para os nossos olhos: licopeno, luteína, zeaxantinas e beta-caroteno. Tudo isto em conjunto irá assegurar uma maior proteção contra uma série de danos ambientais e minimizar o risco de uma série de perigosas doenças oculares.

 

 

[Leia também: 5 dicas (simples) para reforçar o seu sistema imunitário depois dos 50]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...