<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

10 técnicas para relaxar e (conseguir) viver melhor

30 Maio 2020
Forever Young

O stress não é um exclusivo das pessoas que estão em idade ativa e trabalham nas grandes cidades. Na verdade, este é um problema de saúde que afeta a população em geral, independentemente da idade, classe social ou atividade profissional.

O stress não é um exclusivo das pessoas que estão em idade ativa e trabalham nas grandes cidades. Na verdade, este é um problema de saúde que afeta a população em geral, independentemente da idade, classe social ou atividade profissional.

Por isso é necessário ter a noção de que, por vezes, o melhor que há a fazer é parar tudo e dedicar algum tempo a si mesmo, com o objetivo de relaxar e ganhar energia para a etapa seguinte. Juntámos dez dicas de relaxamento que o irão ajudar a viver melhor.

Limite o tempo de utilização do telemóvel

Nos dias de hoje, o telemóvel é uma presença constante e para quem trabalha pode ser mesmo uma fonte de stress. Um estudo da Universidade de Worcester, no Reino Unido, encontrou uma relação direta entre o stress e o hábito de estar constantemente a verificar as notificações de mensagens, e-mails, redes sociais e chamadas. O mesmo estudo verificou que a ansiedade aumenta na ausência dessas notificações, havendo pessoas que chegam a sentir “vibrações fantasma” nos seus telemóveis.

Para evitar que o telemóvel se torne um obstáculo ao seu descanso, habitue-se a desligá-lo durante a noite e estabeleça intervalos de tempo ao longo do dia para utilizar o aparelho em vez de estar constantemente “ligado”.

Mexa-se

Uma das formas mais eficazes de relaxar é praticar exercício físico, seja ele intenso ou uma simples caminhada. Vários estudos comprovam que a atividade física estimula a produção de neurotransmissores como a endorfina, associados à sensação de bem-estar, e reduzem outras hormonas, como a adrenalina, associada ao stress. A ansiedade, a tensão e a fadiga podem também ser combatidas através de atividades como ioga e natação.

Ouça música

Há vários indícios, obtidos a partir de estudos científicos, de que a música tem um efeito relaxante para o cérebro. Investigadores suíços, alemães e norte-americanos concluíram até que se ouvir música antes de uma situação de potencial stress, o cérebro terá maior capacidade para se recuperar depois.

Tudo o que tem de fazer é escolher um repertório adequado ao seu gosto e estilo musical. Uma sugestão interessante é o tema “Weightless”, da banda britânica Marconi Union, que é apontado como a música mais tranquilizadora do mundo

Faça uma contagem decrescente enquanto olha para cima

É uma dica bastante simples, mas muito eficaz para reduzir a ansiedade. O segredo para relaxar é concentrar a mente numa tarefa, retirando o foco da fonte de stress. Uma contagem decrescente lenta, a partir do número 60 ou superior, irá ajudar a que se sinta melhor. Olhar para cima estimula o sistema nervoso, baixa a tensão arterial e diminui o ritmo respiratório, resultando numa sensação de relaxamento.

Controle a respiração

O aumento dos batimentos cardíacos é um dos principais efeitos da ansiedade. O coração reage muito facilmente a estímulos cerebrais, pelo que controlar o ritmo cardíaco pode ser a chave para combater a ansiedade. Para isso, basta inspirar profundamente pelo nariz e segurar o ar por várias vezes, até sentir-se mais calmo.

Socialize

Uma das melhores formas de lidar com o stress é cercar-se de amigos e familiares que o façam sentir bem. Se for difícil estar pessoalmente com outras pessoas, utilize o telefone. Manter relações fortes e conhecer o ponto de vista dos outros é uma excelente forma de ver os seus problemas em perspetiva e reduzir a ansiedade.

Concentre a sua atenção em atividades lúdicas

Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, costura ou culinária são muito eficazes quando se trata de concentrar a sua atenção numa tarefa, desde que o faça por gosto e não por obrigação. Uma leitura leve, de revistas, por exemplo, também ajuda a relaxar.

Medite

A meditação é um método com reconhecidos efeitos de relaxamento e consiste na técnica de concentrar a mente numa só coisa e em nada mais. O foco pode incidir sobre um pensamento, um local, uma pessoa, um objeto ou até uma palavra. É possível que demore até dez minutos antes de conseguir livrar-se de todos os outros pensamentos, por isso, medite sem olhar para o relógio e não desanime aos primeiros minutos.

Faça um relaxamento muscular

Para relaxar a mente, um bom ponto de partida é fazer o mesmo com o corpo. Este processo consiste em contrair e relaxar os músculos faciais, braços, pernas e abdómen. Mantenha os músculos contraídos por cinco a dez segundos e depois relaxe. Repita o exercício várias vezes para cada grupo muscular.

Passe algum tempo com animais

Diversos estudos demonstram que quem tem um animal de estimação apresenta níveis de stress e tensão arterial mais baixos do que pessoas que raramente contactam com animais. Se não tiver um cão ou um gato, ofereça-se para cuidar dos animais de estimação dos seus vizinhos ou familiares quando estes estão fora. Passar algum tempo com animais é incrivelmente recompensador e relaxante.

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 10 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 12 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 13 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 13 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 13 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 14 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 14 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 16 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 17 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 17 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 18 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 18 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 19 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 20 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 20 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 20 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 20 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.