10 técnicas para relaxar e (conseguir) viver melhor

O stress não é um exclusivo das pessoas que estão em idade ativa e trabalham nas grandes cidades. Na verdade, este é um problema de saúde que afeta a população em geral, independentemente da idade, classe social ou atividade profissional.

O stress não é um exclusivo das pessoas que estão em idade ativa e trabalham nas grandes cidades. Na verdade, este é um problema de saúde que afeta a população em geral, independentemente da idade, classe social ou atividade profissional.

Por isso é necessário ter a noção de que, por vezes, o melhor que há a fazer é parar tudo e dedicar algum tempo a si mesmo, com o objetivo de relaxar e ganhar energia para a etapa seguinte. Juntámos dez dicas de relaxamento que o irão ajudar a viver melhor.

Limite o tempo de utilização do telemóvel

Nos dias de hoje, o telemóvel é uma presença constante e para quem trabalha pode ser mesmo uma fonte de stress. Um estudo da Universidade de Worcester, no Reino Unido, encontrou uma relação direta entre o stress e o hábito de estar constantemente a verificar as notificações de mensagens, e-mails, redes sociais e chamadas. O mesmo estudo verificou que a ansiedade aumenta na ausência dessas notificações, havendo pessoas que chegam a sentir “vibrações fantasma” nos seus telemóveis.

Para evitar que o telemóvel se torne um obstáculo ao seu descanso, habitue-se a desligá-lo durante a noite e estabeleça intervalos de tempo ao longo do dia para utilizar o aparelho em vez de estar constantemente “ligado”.

Mexa-se

Uma das formas mais eficazes de relaxar é praticar exercício físico, seja ele intenso ou uma simples caminhada. Vários estudos comprovam que a atividade física estimula a produção de neurotransmissores como a endorfina, associados à sensação de bem-estar, e reduzem outras hormonas, como a adrenalina, associada ao stress. A ansiedade, a tensão e a fadiga podem também ser combatidas através de atividades como ioga e natação.

Ouça música

Há vários indícios, obtidos a partir de estudos científicos, de que a música tem um efeito relaxante para o cérebro. Investigadores suíços, alemães e norte-americanos concluíram até que se ouvir música antes de uma situação de potencial stress, o cérebro terá maior capacidade para se recuperar depois.

Tudo o que tem de fazer é escolher um repertório adequado ao seu gosto e estilo musical. Uma sugestão interessante é o tema “Weightless”, da banda britânica Marconi Union, que é apontado como a música mais tranquilizadora do mundo

Faça uma contagem decrescente enquanto olha para cima

É uma dica bastante simples, mas muito eficaz para reduzir a ansiedade. O segredo para relaxar é concentrar a mente numa tarefa, retirando o foco da fonte de stress. Uma contagem decrescente lenta, a partir do número 60 ou superior, irá ajudar a que se sinta melhor. Olhar para cima estimula o sistema nervoso, baixa a tensão arterial e diminui o ritmo respiratório, resultando numa sensação de relaxamento.

Controle a respiração

O aumento dos batimentos cardíacos é um dos principais efeitos da ansiedade. O coração reage muito facilmente a estímulos cerebrais, pelo que controlar o ritmo cardíaco pode ser a chave para combater a ansiedade. Para isso, basta inspirar profundamente pelo nariz e segurar o ar por várias vezes, até sentir-se mais calmo.

Socialize

Uma das melhores formas de lidar com o stress é cercar-se de amigos e familiares que o façam sentir bem. Se for difícil estar pessoalmente com outras pessoas, utilize o telefone. Manter relações fortes e conhecer o ponto de vista dos outros é uma excelente forma de ver os seus problemas em perspetiva e reduzir a ansiedade.

Concentre a sua atenção em atividades lúdicas

Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, costura ou culinária são muito eficazes quando se trata de concentrar a sua atenção numa tarefa, desde que o faça por gosto e não por obrigação. Uma leitura leve, de revistas, por exemplo, também ajuda a relaxar.

Medite

A meditação é um método com reconhecidos efeitos de relaxamento e consiste na técnica de concentrar a mente numa só coisa e em nada mais. O foco pode incidir sobre um pensamento, um local, uma pessoa, um objeto ou até uma palavra. É possível que demore até dez minutos antes de conseguir livrar-se de todos os outros pensamentos, por isso, medite sem olhar para o relógio e não desanime aos primeiros minutos.

Faça um relaxamento muscular

Para relaxar a mente, um bom ponto de partida é fazer o mesmo com o corpo. Este processo consiste em contrair e relaxar os músculos faciais, braços, pernas e abdómen. Mantenha os músculos contraídos por cinco a dez segundos e depois relaxe. Repita o exercício várias vezes para cada grupo muscular.

Passe algum tempo com animais

Diversos estudos demonstram que quem tem um animal de estimação apresenta níveis de stress e tensão arterial mais baixos do que pessoas que raramente contactam com animais. Se não tiver um cão ou um gato, ofereça-se para cuidar dos animais de estimação dos seus vizinhos ou familiares quando estes estão fora. Passar algum tempo com animais é incrivelmente recompensador e relaxante.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira