Sendo certo que a pandemia causada pela Covid-19 tem conseguido infelizmente arruinar vários setores da Economia, é também verdade que algumas categorias de produtos e serviços têm ganho muita popularidade.
Serviços como a Netflix, Uber Eats e Zoom são apenas alguns exemplos de plataformas que conquistaram muitos novos utilizadores durante estes dias de quarentena, em que somos forçados a permanecer em casa. Empresas tecnológicas, como a Microsoft ou Amazon têm registado recordes de vendas e de utilização nos seus produtos e serviços.
[Leia também: Covid-19. 5 coisas que provavelmente não vamos voltar a ver nos aviões]
E claro, os bens – agora considerados essenciais – como o gel desinfetante, as máscaras cirúrgicas e até o papel higiénico esgotaram rapidamente nas principais superfícies comerciais, no início desta pandemia.
No entanto, para além destas escolhas mais obvias, existem outros produtos que têm saído “vencedores” desta situação. Eis algumas das coisas que tem gando mais popularidade durante a quarentena, de acordo com o número de vendas, menções online e outros indicadores.
- Máquinas de fazer pão
Subitamente toda a gente começou a fazer pão. Esta parece ser a conclusão a retirar, dada a quantidade de posts e artigos online que vemos sobre o tema. Apesar de ser uma atividade considerada relaxante muitas são as pessoas que não têm paciência em acompanhar todo o processo. Como tal, as máquinas de fazer pão têm ganho popularidade, devido à sua simplicidade. Nos EUA, de acordo com dados do NPD Group, entre 15 de Março e 18 de Abril este tipo de máquinas vendeu quase 4 vezes mais quando comparado com o ano anterior.
- Equipamentos de ginásio
Apesar dos ginásios estarem fechados, isso não significa que as pessoas não queiram (ou precisem) de se exercitar. Como tal, muitos são aqueles que têm tentado trazer o ginásio para dentro de casa, adquirindo uma série de produtos e serviços de fitness. Em Março, nos EUA, a venda de equipamentos de ginásio “disparou” 130% quando comparado com o ano anterior. A verdade é que até ser seguro regressar aos clubes, muitos vão ser os que têm que encontrar alternativas caseiras.
- Piscinas insufláveis
Nos EUA, parece que a época balnear chegou mais cedo. Muitas famílias estão a tentar encontrar formas de entreter as crianças durantes estes dias. Visto que as praias e as piscinas não são agora uma opção viável, muitas são as pessoas que estão a procurar alternativas refrescantes para os dias mais quentes. Entre Março e Abril o interesse dos americanos por este tipo de produtos aumentou 447%, de acordo com dados da Glimpse.
- Kits de unhas
Apenas agora com o desconfinamento os salões e cabeleireiros começam a retomar a sua atividade, tendo que cumprir agora diversas novas regras. Até então muitas foram as mulheres que tiveram que encontrar formas alternativas de cuidar das unhas. A verdade é que esta atividade pode ser muito relaxante, como tal é compreensível que o interesse por este tipo de produtos nos EUA tenha aumentado 431% entre Março e Abril.
- Bidés
Sendo certo que na Europa e na Ásia as casas-de-banho costumam ter este tipo de equipamento, a verdade é que até então muitas eram as regiões na América que não conheciam os benefícios de usar um bidé. A recente “corrida” ao stock de papel higiénico levou muitas pessoas a considerar outro tipo de alternativas. O interesse por este tipo de produtos subiu 300%, de acordo com a Glimpse. Para além de ser uma solução mais higiénica, o bidé representa igualmente uma solução mais ambientalmente sustentável do que o papel.
[Leia também: Covid-19. 5 coisas que não deve (mesmo) fazer ao utilizar e lavar máscaras]