Partilhar

5 dicas (eficazes) para cuidar e fortalecer a sua saúde mental todos os dias

Segundo os especialistas estas “ferramentas” podem ajudar a aliviar alguma da pressão que sente.

9 Julho 2020
Forever Young

Parece já não existir grande dúvida relativamente aos impactos prejudiciais da pandemia Covid-19 para a nossa saúde mental. Sobretudo o período de quarentena mais intenso que vivemos recentemente parece ter gerado uma enorme ansiedade e stress.

Um inquieto realizado em Abril pela Kaiser Family Foundation revelou que 45% dos participantes afirmaram que o stress e a preocupação com o futuro (associado à pandemia) afetaram negativamente a sua saúde e bem-estar mental.

[Leia também: Uma videochamada pode contribuir positivamente para a sua saúde mental?]

Este irá continuar a ser um período desafiante para todos, no entanto de acordo com os especialistas podem existir formas de aliviar alguns dos efeitos mais negativos. A verdade é que existem certas rotinas e hábitos saudáveis que conseguem fortalecer o nosso bem-estar emocional. Este é um exercício diário que exige disciplina, mas que pode garantir ótimos resultados.

Eis 5 das principais dicas que pode (e deve) seguir.

 

  1. Sinta-se confortável com o desconforto

A maioria das pessoas encara a ansiedade como algo que deve ser evitado a todo o custo. No entanto esta é uma emoção natural que pode estimular mudanças positivas. Situa-se exatamente no meio entre o “onde estamos” e o “onde queremos estar”. Com a mentalidade certa esta ansiedade e este receio pode ser transformado em energia produtiva, basta que para tal ganhe uma maior consciência e reconhecimento emocional. É um exercício mental diário e difícil que não deve evitar.

  1. Encare os momentos negativos como oportunidade para melhorar

É habitual sentir algum desespero e medo após os momentos mais negativos da sua vida. Perda de emprego, problemas de relação, erros financeiros ou questões de saúde complexas. Estes são alguns exemplos de situações que nos podem afetar mentalmente, no entanto se forem “reequilibradas” como desafios a ultrapassar isso pode ajudar a ganhar uma perspetiva mais positiva. Estes momentos de crise podem revelar-se verdadeiras oportunidades para nos transformarmos e melhorarmos alguns aspetos fundamentais da nossa vida.

  1. Enfrente um problema de cada vez

Esta é uma “ferramenta” fundamental para gerir os momentos mais stressantes. Quanto se depara com um desafio aparentemente avassalador é crucial que identifique pequenos problemas que possa controlar e responder. Concentre-se em cada uma destas tarefas “menores” para ir desconstruído o problema maior. Este exercício irá dar-lhe uma maior sensação de controlo, que por sua vez ajudará a reduzir os níveis de ansiedade.

  1. Evite comparações

Este é um dos fatores que contribui mais negativamente para o nosso bem-estar emocional. Temos uma tendência grande – e estimulada pelo uso das redes sociais – para comparar a nossa vida com a dos outros. Estamos sempre a ver pessoas mais bonitas e mais bem-sucedidas do que nós. Esta situação deixa-nos habitualmente desiludidos e tristes com a nossa própria existência. Este é um erro que deve evitar a todo o custo. Aprenda a aceitar a sua própria história e individualidade. Ninguém é perfeito, todos temos problemas e características mais negativas. Evite comparações com realidades aparentemente imaculadas; é apenas uma ilusão.

  1. Conheça os seus limites

As pessoas mais capazes e inteligentes emocionalmente tendem a detetar com alguma rapidez a chegada dos momentos de maior ansiedade, conseguindo reagir prontamente de forma a evitar que eles cresçam e se desenvolvam descontroladamente. Todos vamos sentir picos de ansiedade e stress, no entanto a forma como lidamos com eles é que faz toda a diferença.

Se está com dificuldades siga os seguintes passos: primeiro identifique os sinais de ansiedade (contração muscular, suor, ritmo cardíaco, irritabilidade, etc). Segundo, procure aliviar de imediato o momento indo dar uma caminhada, fazendo exercício físico ou um exercício de respiração. Por último procure racionalizar a fonte de stress e perceber exatamente o que a está a causar. Desconstrua o problema e relativa os impactos do mesmo. O mais provável é que não exista uma razão razoável para estar a ativar o seu medo, ansiedade e stress de uma forma tão intensa.

 

[Leia também: 5 benefícios (incríveis) dos amendoins para a sua saúde]

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 4 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 4 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 4 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 4 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 4 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 5 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 5 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 6 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 6 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 7 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 8 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 8 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 8 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 8 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 9 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 10 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 10 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 11 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 12 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.