A pele oleosa, por norma, resulta de uma produção excessiva de sebo, relativamente frequente na adolescência (devido aos picos hormonais existentes nessa altura), mas que também pode verificar-se na idade adulta.
No cuidado da pele, é preciso entender que, cada caso é um caso, e que, por isso, não existem soluções universais. No entanto, os gestos certos, associados a uma escolha de cuidados apropriados, podem fazer a diferença. Se tem a pele oleosa, experimente seguir estes passos no seu dia a dia:
- Lave o rosto de manhã e ao final do dia e sempre após praticar atividade física. Para o efeito, escolha um produto de limpeza suave, adequado para este tipo de pele, distribuindo-o de forma gentil pelo rosto;
- Hidrate a sua pele todos os dias – este passo é importante porque, mesmo sendo oleosa, a pele precisa de hidratação. Sabia que a pele oleosa pode estar desidratada?
- Antes de sair de casa, aplique sempre protetor solar – este ajuda a prevenir os danos causados pelos raios solares, que incluem manchas e rugas.
- Existem já protetores solares com formulações adequadas a uma pele oleosa, informe-se na sua farmácia;
- Sempre que possível, opte por utilizar cuidados que contenham a frase “oil-free” ou “não comedogénico” – estes têm menos probabilidade de entupir os poros, logo, de causar imperfeições na pele oleosa;
- Considere utilizar papeis ou esponjas anti brilho ao longo do dia – pressione-os gentilmente na pele do rosto por alguns segundos, sem deslizar, para não deslocar a oleosidade para outras zonas da face;
- Evite tocar no rosto ao longo do dia – faça-o apenas durante a sua rotina de cuidados. Esta rotina, idealmente, deverá ser constituída, pelo menos, pelos seguintes passos – lavagem, hidratação, aplicação de protetor solar.
- Lave cuidadosamente as mãos antes de iniciar estes passos.