Partilhar

5 dicas para reduzir o desperdício alimentar e celebrar o planeta Terra

Perante o dado preocupante de que 40% dos alimentos produzidos globalmente são desperdiçados, a Too Good To Go salienta a necessidade de uma alimentação consciente, que cuide do nosso planeta desde a seleção dos ingredientes até à mesa

26 Abril 2024
Sandra M. Pinto

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Terra, a Too Good To Go,empresa de impacto social com certificação B Corp, reconhecida pela sua aplicação líder global dedicada a salvar alimentos não comercializados e mitigar o desperdício alimentar, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Esta data enfatiza a importância de agirmos de forma consciente perante os desafios ambientais, reforçando a necessidade de uma atitude responsável e sustentável, não só nesta ocasião, mas diariamente.

 

A Too Good To Go acredita que todos temos um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), em 2022, agregados familiares em todo o mundo desperdiçaram mais de 1 bilião de refeições por dia. Esta realidade alarmante reforça a gravidade do desperdício de alimentos, que tem implicações significativas nas alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição. Por isso, a Too Good To Go está empenhada em inspirar e empoderar indivíduos e comunidades para fazerem a diferença no combate ao desperdício alimentar e na promoção de práticas mais ecológicas.

 

Para ajudar nesta missão, a Too Good To Go partilha 5 dicas chave para reduzir o desperdício alimentar e gerir os alimentos de forma mais sustentável:

 

  1. Planeamento de Refeições: Faça um planeamento semanal das refeições e, a partir desse plano, crie uma lista de compras consciente, garantindo que compra apenas os ingredientes essenciais e evitando gastos desnecessários no supermercado. Além disso, manter o frigorífico organizado é uma boa estratégia para visualizar facilmente todos os alimentos e evitar que alguns sejam esquecidos e estraguem. Ao cozinhar, tente estimar as porções necessárias para evitar fazer demasiada comida e sirva porções adequadas durante as refeições para evitar desaproveitamento.
  2. Aproveitamento Integral dos Alimentos: Não desperdice cascas, talos e folhas; integre-os em receitas como sopas, caldos e saladas. Utilize a água de cozedura dos legumes para enriquecer sopas ou caldos e a água do descongelamento para regar as plantas. Para além de enriquecer as suas criações culinárias, estas práticas contribuem para uma utilização mais eficiente da água e para o aproveitamento integral dos alimentos. É também fundamental gerir eficazmente as sobras, seja reutilizando-as em novas receitas ou congelando-as para consumo futuro. Para uma abordagem mais sustentável, pode explorar técnicas de conservação como fermentação, desidratação e conservas, que permitem prolongar a vida útil dos alimentos.
  3. Compre frutas e legumes da época: Opte por produtos locais e da época, que têm menos probabilidade de estragar rapidamente. Os legumes e as frutas da época são cultivados respeitando o ciclo natural de crescimento, sendo colhidos no seu ponto de maturação. Estes alimentos são mais saudáveis, saborosos e nutritivos, uma vez que não dependem do uso de químicos para o seu desenvolvimento. Quando consumidos pouco tempo após a colheita, estes alimentos mantêm um elevado valor nutricional, pois absorvem todos os nutrientes do solo até ao momento da colheita. Além disso, têm uma menor pegada ambiental, uma vez que não requerem longos períodos de transporte e armazenamento. Ao optar por alimentos da época, está também a apoiar os agricultores locais e a economia da sua região.
  4. Compostagem: Opte, sempre que possível, pela compostagem como forma sustentável de reduzir o desperdício alimentar. Ao transformar resíduos orgânicos em adubo ecológico, esta prática diminui o volume de resíduos enviados para os aterros sanitários. Além de ser uma forma de melhorar as condições ambientais, a compostagem protege o solo contra a degradação, fornece elementos nutritivos e favorece a atividade microbiana do solo.
  5. Controle as datas de validade: É importante verificar regularmente os prazos de “consumir de preferência antes de” dos alimentos e dar prioridade aos que estão mais próximos do fim deste prazo. A iniciativa “Observar, Cheirar, Provar” da Too Good To Go visa sensibilizar e educar os consumidores sobre a durabilidade mínima dos produtos. Em parceria com diversos produtores, a empresa introduziu o selo “Observar, Cheirar, Provar” em algumas embalagens, detentoras de etiquetas “consumir de preferência antes de”. Este selo serve como um lembrete visual para que os consumidores utilizem os seus sentidos – visão, olfato e paladar – antes de descartar alimentos próximos do prazo de validade aconselhado. O objetivo é reduzir o desperdício de alimentos através de um simples teste sensorial.

 

A Too Good To Go sublinha ainda a importância da sensibilização e educação, na gestão responsável dos nossos recursos. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), cerca de 60% do desperdício alimentar ocorre ao nível doméstico, assim, a empresa de impacto social positivo propõe a todos partilharem estas sugestões valiosas com familiares e amigos, inspirando-os a abraçar práticas sustentáveis na cozinha. Juntos, com as nossas escolhas diárias, podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro mais verde e consciente.

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 4 minutos

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 52 minutos

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 55 minutos

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 1 hora

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 1 hora

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 3 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 4 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 4 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 4 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 5 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 5 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 6 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 6 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 7 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 7 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 8 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 8 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 8 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 8 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.