Partilhar

5 dicas para uma dieta mais eficaz

Farto de perder tempo (e passar fome) com dietas que não resultam? Talvez não esteja a seguir o método mais eficaz.

27 Setembro 2020
Forever Young

Coma proteína ao pequeno-almoço
Enquanto descansamos, durante a noite, o corpo está ocupado a decompor as proteínas necessárias para reparar os músculos. Deste modo, a não reposição destas proteínas logo ao pequeno-almoço pode levar a um metabolismo lento que resulta, com o avançar da idade, em ganho de peso e perda de força.

Alguns nutricionistas recomendam a ingestão de 20 a 30 gramas de proteína de manhã, sob a forma de iogurte grego, batido de proteína em pó ou ovos mexidos.

Defina horários para comer
Uma das melhores formas de ganhar peso tem a ver não com o que se come, mas com quando se come. Petiscar a qualquer hora, sem qualquer tipo de horário, é meio caminho andado para comer mais quando menos precisa e vice-versa.

Evite pular o pequeno-almoço e comer pela primeira vez à hora de almoço. Isso fará exagerar o apetite para aquela refeição, levando-o a comer mais do que deveria.

Outro conselho interessante, dado por alguns nutricionistas, consiste em dividir o dia em 12 horas sem comer e 12 horas onde estão concentradas as refeições. Se tomar o pequeno-almoço às nove horas, por exemplo, isso significa que a última refeição do dia deverá ser antes das 21 horas. Além de lhe permitir um maior controlo na sua alimentação, este exercício ajuda também a evitar comer quando não precisa – à noite –, dando tempo ao corpo para se alimentar, mas também para descansar.

Dê prioridade aos vegetais
Não é preciso tornar-se vegetariano, mas a verdade é que basear a sua alimentação em vegetais, com recurso a proteína animal em menores quantidades, pode ser a chave para manter um peso saudável e uma boa distância de segurança de uma mão-cheia de doenças. Uma boa forma de dar prioridade aos vegetais é pensar na carne e no peixe como se fossem a guarnição e os vegetais a componente principal do prato.

Além das opções tradicionais, como alface, tomate, pepino, cenoura, beterraba, couve e brócolos, entre muitas outras, experimente introduzir alguns dos grãos e vegetais da moda: não porque estão na moda, mas porque são saborosos e favorecem a sua alimentação. Alguns exemplos são a quinoa, as lentilhas, as sementes de chia; frutos secos como nozes

Foque-se numa dieta de 365 dias

Uma simples pesquisa na internet revela dezenas de dietas que prometem resultados a curto prazo. No entanto, além de muitas delas serem manifestamente pouco saudáveis, a verdade é que os efeitos rápidos são mínimos e de muito curta duração. O ideal é focar-se numa dieta que dure o ano todo, deixando de lado restrições alimentares impossíveis de manter durante muito tempo e, principalmente, a ansiedade de chegar ao objetivo e poder voltar a comer tudo o que lhe apetecer (voltando a ganhar peso mais rápido e em maior quantidade do que antes).

Experimente começar por fazer pequenas alterações que sabe que será capaz de manter por muito tempo: adicionar vegetais a todas as suas refeições, por exemplo. Este é um bom começo para construir uma dieta saudável, diversificada, que não provoque fome e que seja capaz de manter ao longo de todo o ano.

Mude a sua relação com a comida Na verdade, este é o ponto mais importante e aquele que determina se uma dieta tem ou não sucesso. Neste ponto, todas as dietas rápidas falham, porque se baseiam em restrições alimentares impossíveis de manter e que o fazem sentir culpado no dia em que falha.

Uma boa dieta é aquela que é exequível e duradoura e que se baseia efetivamente numa reeducação alimentar. Se necessário, recorra à ajuda de um nutricionista para perceber o que está a falhar na sua relação com a comida e aquilo que tem de mudar. Além disso, mantenha horários regulares na sua alimentação – eles são a chave para não sentir fome e evitar comer snacks para enganar a fome.

Mais Recentes

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 14 minutos

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 20 minutos

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 1 hora

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 1 hora

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 2 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 2 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 3 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 3 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 3 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 3 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 3 horas

Ibuprofeno: fique a par dos efeitos colaterais (e muitas vezes irreversíveis) do medicamento que todos conhecem

há 19 horas

Óbito: Morreu o treinador do Futalmeirim, Vítor Cerqueira

há 20 horas

Alerta a ter em conta: a cor da sua língua pode indicar que sofre de diabetes, de acordo com a Universidade de Harvard

há 20 horas

Já lanchou? Se ainda não experimente estas mini tortitas de lentilhas de queijo e trufa e queijo azul

há 20 horas

Não procure mais: a Lefties tem a roupa de festa mais confortável e elegante deste Natal (desde 12,99 euros)

há 21 horas

«Se descobrir o que está dentro dos nuggets de frango nunca mais os vai querer comer», assegura este cientista

há 21 horas

Diga adeus à batata e ao arroz: esta comida muito popular em Marrocos é considerada uma boa alternativa

há 21 horas

Alzheimer: fique atento a este sintoma inicial da doença que pode surgir quando está na casa de banho

há 22 horas

Se tem o hábito de guardar a berinjela no frigorifico pare já de o fazer: conheça o lugar surpreendente da cozinha onde deve conservar o vegetal

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.