Limpezas de Primavera? Estas são as áreas que deve mesmo ter em atenção

Estes são alguns dos elementos mais sujos da sua casa, todavia são frequentemente esquecidos.

Habitualmente procuramos limpar a nossa casa pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. No entanto, esta rotina acaba por assegurar apenas uma limpeza mais superficial. Aspiramos, limpamos o pó, lavámos o chão, etc.

Muitas vezes não conseguimos dedicar o tempo necessário para limpar eficazmente toda a sujidade que se acumula em certas áreas ou itens menos acessíveis. Este tipo de limpeza mais profunda exige um maior esforço e atenção.

Descubra agora as áreas que não deve mesmo descurar da próxima vez que iniciar uma limpeza mais minuciosa.

 

  1. Máquina de lavar loiça

Mesmo que os seus copos e pratos continuem a sair limpos, a verdade é que a sua máquina pode estar a acumular sujidade. Os estudos parecem confirmar que este tipo de eletrodomésticos pode conter inúmeras bactérias capazes de contribuir para problemas de saúde. Procure lavar e secar o filtro da máquina com regularidade para evitar este problema. Adicionalmente limpe o interior da máquina e elimine todos os vestígios de comida.

 

  1. Forno

É certo que limpar os restos de gordura e comida que se acumulam no interior do forno não é a atividade mais agradável, todavia é uma rotina bastante importante. Sendo certo que as temperaturas elevadas no forno podem assegurar a destruição da maioria das bactérias, a verdade é que os restos de sujidade podem interferir com os seus cozinhados. Procure utilizar produtos de limpeza com poucos químicos e cheiros.

 

  1. Lâminas das ventoinhas

Numa tarde de calor existem poucas coisas mais agradáveis do que ativar as ventoinhas do tecto para garantir uma ótima circulação de ar fresco. No entanto, esta atividade pode também assegurar o espalhar de pô e sujidade que se acumula lentamente nas ventoinhas. Isto, por sua vez, pode contribuir para o aparecimento e agravar de alergias. Sempre que possível, passe um simples pano de pô nas lâminas destes aparelhos para diminuir este risco.

 

  1. Sacos reutilizáveis

Sendo certo que estes tipos de sacos são importantes para a proteção do nosso ambiente, a verdade é que representam também alguns riscos. A verdade é que as bactérias podem acumular-se com facilidade no interior destes sacos, sobretudo se estes não forem lavados ou arejados. Ao misturar num só saco diferentes tipos de ingredientes frescos podemos estar a aumentar o risco de intoxicações alimentares. Em alternativa, deve privilegiar o uso de sacos de pano que possam ser facilmente lavados. De resto procure ter sacos diferentes para transportar carne e peixe.

 

  1. Colchão

A maior parte das pessoas troca semanalmente os lençóis de cama. Todavia é comum ignorar a limpeza do colchão. Este é um dos locais onde se encontram mais germes, bactérias e sujidades. De 6 em 6 meses é assim recomendado que aspire diretamente o colchão e procure tratar todas as manchas. Utilize igualmente desodorizantes capazes de eliminar odores mais desagradáveis.

 

  1. Esfregão da cozinha

A verdade é que este esfregão está muitas vezes mais sujo do que as próprias superfícies que pretendia limpar. É outro dos objetos onde se acumulam mais bactérias e germes. A humidade constante é um dos fatores que contribui mais diretamente para este resultado. Um bom truque para limpar este esfregão é colocá-lo durante alguns segundos no micro-ondas para secar eficazmente. De resto deverá substituir estas esponjas com relativa frequência.

 

 

Ler Mais