É natural ouvirmos dizer que as mulheres são um verdadeiro mistério para muitos homens. As particularidades da experiência feminina continuam a ser descritas com uma aura misteriosa que simplesmente parece passar “ao lado” do público masculino.
No entanto o contrário pode também ser considerado verdade. Nenhum dos sexos consegue realmente compreender o outro. Essa é exatamente a questão que torna as relações entre homens e mulheres tão fascinantes… e, claro, potencialmente tão frustrantes.
Recentemente o portal BestLife reuniu um conjunto de factos e características sobre o corpo masculino que porventura poucas mulheres conhecem. Eis algumas das principais e interessantes conclusões.
- Tipicamente os homens têm um cabelo mais escuro que as mulheres
Se acha que conhece mais mulheres loiras do que homens loiros, então saiba que provavelmente isso é mesmo um dado real. De acordo com Joseph Hart (especialista capilar), “os homens têm normalmente um cabelo mais escuro que as mulheres, sobretudo após a puberdade”. Isto acontece devido à maior concentração de melanina que se verifica no organismo masculino. Esta proteína é responsável pela cor mais ou menos escura da pele, cabelo e olhos.
- Os dentes dos homens são mais largos
Podíamos até acreditar que a boca seria um elemento bastante semelhante nos homens e nas mulheres. No entanto a própria dentição é afetada pelo género da pessoa. Os estudos apontam para o facto de os dentes dos homens tenderem a ser mais largos do que os das mulheres. Especialmente os caninos parecem revelar esta distinção com maior clareza.
- Têm queixos, bochechas e sobrancelhas maiores
O que torna afinal uma cara mais masculina ou feminina? Na verdade, existem um conjunto de fatores que podem contribuir para um visual mais feminino ou mais masculino. A especialista médica Kimberly Langdon explica que “os homens tendem a ter queixos, bochechas e sobrancelhas maiores; enquanto que as mulheres têm cara mais largas, lábios maiores e sobrancelhas mais elevadas”. Estes tipos de características costumam estar igualmente associadas a fatores de maior atração.
- Os homens ressonam mais que as mulheres
Bom, para todas as mulheres que já possam ter dormido ao lado de um homem especialmente barulhento durante a noite este facto pode não representar uma grande surpresa. A verdade é que habitualmente um volume de som mais elevado ao ressonar está associado a uma maior gordura abdominal, sendo assim mais proeminente nos corpos masculinos. De acordo com a American Academy of Sleep Medicine, cerca de 40% tendem a ressonar frequente. Apenas 24% das mulheres apresentam o mesmo hábito.
- Têm uma maior capacidade de processar ameaças
Isto explica-se devido às diferenças na anatomia dos cérebros dos homens e das mulheres. O público feminino tende a registar um hipocampo e um córtex pré-frontal maior. Isso ajuda a explicar porque são habitualmente mais orientadas para os detalhes. Já os homens possuem uma amígdala maior, capaz de ser responsável por processar de uma forma mais eficaz potenciais ameaças. Apesar de as diferenças entre sexos serem pequenas, existem algumas características distintas, que têm vindo a ser estudadas e analisada.