5 formas simples (e criativas) de aproveitar as borras de café

Siga estas originais sugestões e evite o desperdício.

O café é um ritual para a grande maioria das pessoas. Esta bebida quente é capaz de nos fazer sentir melhor e de nos despertar diariamente. Bebemos uma chávena antes de começar o nosso dia de trabalho. Para quem utiliza cafeteiras ou filtros para fazer café, este é igualmente um processo prazeroso que pode ajudar a relaxar.

[Leia também: Já bebeu café hoje? Conheça o poder da casca do grão de café]

No entanto, muitos por cometer um erro frequente. Ao acabar de fazer o café, retiramos o filtro de café com as borras e simplesmente colocamos no lixo. A verdade é que estas sobras podem ainda ter várias utilidades. Eis algumas das principais coisas que pode fazer para aproveitar estas borras e reduzir o seu desperdício.

 

  1. Desodorizar o seu frigorífico

Depois de terminar de fazer o seu café, é tempo de dar uma “nova vida” aos grãos moídos. Experimentar colocar as borras existentes no filtro dentro de uma taça e deixe-a dentro do frigorifico durante a noite. As propriedades destas borras vão ser capazes de eliminar alguns cheiros mais desagradáveis que possam existir.

  1. Limpar as mãos

Esfregar as mãos com um pouco de borras de café é uma excelente forma de eliminar alguns odores desagradáveis como peixe, alho ou outro tipo de alimentos mais intensos. Nem precisa de adicionar sabonete. As suas mãos vão ficar antes a cheirar agradavelmente a café. Caso deseje pode depois mais tarde lavar com sabonete para eliminar também esse odor.

  1. Exfoliar a pele

Pele seca e pouco hidratada? As borras de café podem ajudar. O seu tamanho e textura é ideal para criar um efeito exfoliante na pele, ajudando a rejuvenescer a superfície da derme em áreas mais “criticas” como joelhos, cotovelos ou pés. Combine estas borras com um pouco de óleo de coco para facilitar a aplicação e assegurar a hidratação. Utilize movimentos circulares.

  1. Estimular a biodiversidade do seu jardim

Em particular, as minhocas podem ser um importante aliado para tornar o solo do seu jardim mais “rico” e saudável. Estes tipos de animais são atraídos por materiais orgânicos (como as borras de café) e ajudam a espalhar estes nutrientes por uma maior superfície. As minhocas podem melhorar o seu jardim ao estimularem a atividade microbial, a fortalecer a capacidade de o solo reter e filtrar água, criando canais para as raízes e enterrando resíduos orgânicos das plantas.

  1. Cobrir “falhas” e fendas em superfícies madeira

Muitas pessoas apreciam o look mais rústico de um chão e de mobílias feitas em madeira. No entanto ninguém aprecia as nódoas e fendas que se podem gerar ao longo do tempo. Sobretudo para os tons mais escuros de madeira, as borras de café podem ser utilizadas para cobrir certos arranhões e nódoas. Para tal crie uma pasta, juntando um pouco de água e aplique-a nessas áreas. Deixe atuar durante 10 minutos e depois limpe o excesso.

 

[Leia também: Café pode reduzir risco de cancro da próstata]

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...