Para ajudar a evitar dores e limitações de movimento e flexibilidade, os especialistas partilharam com o Guardian cinco dicas simples para manter as articulações saudáveis à medida que se envelhece.
Cimente força no seu corpo
O fisioterapeuta Liam Goode recomenda que se realizem uma variedade de exercícios de força para todo o corpo, como pilates e ioga, de modo a envolver todos os músculos e articulações, em vez de sobrecarregar apenas alguns deles. Descubra o seu ponto de partida com o objetivo de mover regularmente as articulações na amplitude de movimento mais completa possível, como agachar-se para colocar o traseiro o mais próximo possível do chão. Se a cartilagem que rodeia as articulações não se mover o suficiente, não receberá fluxo sanguíneo suficiente e irá secar e rachar.
Mexa-se a cada 20 ou 30 minutos
Durante o horário de trabalho, especialmente se permanece sentado a maior parte do dia, tente levantar-se a cada 20-30 minutos”. Levante-se nem que seja para passear um pouco, tomar um café ou conversar com colegas.
Fortaleça os seus ombros
O ombro é inerentemente a articulação mais instável do corpo e depende muito da estrutura muscular para oferecer suporte e estabilidade. Exercitar os braços com frequência ajudará a fortalecer as articulações dos ombros, assim como o foco na força de preensão.
Use calçado adequado
Alguns especialistas insistem que todos deveriam usar ténis sólidos e de sola larga em todas as ocasiões.«O calçado ideal é estruturado e com atacadores; se tem pés chatos, precisa de suporte de arco para estabilidade e com pés de arco alto precisa de ténis de corrida mais neutros.
Relaxe
Como cada corpo é diferente, não existe uma verdade no que diz respeito à postura. Passar o dia todo sentado ereto faz com que os músculos das costas e do núcleo trabalhem horas extras, o que pode ser, eventualmente, doloroso. Para evitar desconforto, todos devem mudar de postura a cada 30 a 40 minutos quando estiverem sentados.