Partilhar

50 artistas que viveram o 25 de Abril: MACC Baião apresenta exposição com obras inéditas para falar da Revolução

A exposição “25 de Abril: 50 anos/50 artistas/50 obras” pode ser visitada diariamente no MACC Baião, entre as 10 e as 18 horas. O bilhete tem um preço de 5€ por pessoa.

19 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Entre 20 de Abril e 30 de Setembro, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural (MACC), em Baião, acolhe a exposição “25 de Abril: 50 anos/50 artistas/50 obras”, reunindo autores de referência na pintura portuguesa que marcaram o modernismo, o neo-realismo e a arte contemporânea, e que viveram a Revolução dos Cravos na primeira pessoa.

 

Com curadoria de Cabral Pinto, a exposição reúne nomes como Álvaro Lapa, Albuquerque Mendes, Ângelo de Sousa, António Charrua, António Costa Pinheiro, António Cruz, António Dacosta, António Palolo, António Sampaio, Armanda Passos, Armando Alves, Artur Bual, Cabral Pinto, Carlos Botelho, Carlos Carreiro, Cruzeiro Seixas, Dórdio Gomes, Eduardo Nery, Fernando Lanhas, Gerardo Burmester, Graça Morais, Helena Abreu, Helena Almeida, Jaime Isidoro, Joana Vasconcelos, João Cutileiro, José de Guimarães, José Escada, José Pedro Croft, José Rodrigues, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Luísa Correia Pereira, Maluda, Manuel Cargaleiro, Marcelino Vespeira, Mário Césariny, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, Paulo Ossião, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, René Bertholo, Sobral Centeno, Sofia Areal e Vieira da Silva para traçar um percurso desde o Naturalismo tardio até à arte contemporânea da actualidade, passando pelo modernismo, numa homenagem aos 50 anos do 25 de Abril e à sua contemporaneidade.

 

Para Cabral Pinto, “mais do que uma homenagem ao 25 de Abril e ao que representou para a sociedade portuguesa, esta exposição é uma mostra da forte repercussão que a Revolução teve na cultura, de uma forma geral, e na pintura portuguesa em particular, ao mesmo tempo que serve de mote para recordar as implicações negativas na vida e na obra de muitos dos autores que, à data, não poderiam mostrar estes trabalhos e que tiveram, inclusive, de abandonar Portugal, nunca deixando de contribuir para que a Revolução fosse uma realidade, que ficou registada também através das suas obras”, refere.

 

“Na sequência do sucesso que tem sido a programação cultural e artística do renovado MACC-Baião, o Município avança com uma exposição alusiva aos 50 anos do 25 de Abril que este ano se comemoram, apostando numa visão colectiva da Liberdade artística.

Os 50 trabalhos expostos integram colecções particulares ou institucionais assumindo, em alguns casos, uma estreia junto do grande público. A nossa missão é permitir que Baião e quem nos visita conheça obras de referência e contacte com a História que nos marca como portugueses e que reclama o lugar destes artistas enquanto intérpretes de uma Revolução que também se fez através da arte”, destaca Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião.

 

A exposição “25 de Abril: 50 anos/50 artistas/50 obras” pode ser visitada diariamente no MACC Baião, entre as 10 e as 18 horas. O bilhete tem um preço de 5€ por pessoa.

 

Mais Recentes

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 2 minutos

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 13 minutos

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 17 minutos

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 20 minutos

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 33 minutos

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 41 minutos

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 45 minutos

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 54 minutos

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 1 hora

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 1 hora

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 1 hora

Noite de despedidas especiais: dizer adeus a 2024 promete ser ainda mais simbólico neste restaurante

há 1 hora

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 2 horas

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 2 horas

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 3 horas

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 3 horas

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 3 horas

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 4 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 4 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.