Partilhar

6-6-6: a regra de caminhar que as pessoas com mais de 60 anos estão a usar para ficar em forma

Caminhar regularmente é essencial para ter uma boa saúde, embora obtenhamos benefícios ainda maiores se estabelecermos o tempo que dedicamos a isso a cada dia, o horário do dia em que o fazemos e adaptá-lo à nossa condição física.

7 Abril 2025
Forever Young

Embora muitos especialistas tenham alertado recentemente que caminhar por si só não é suficiente , que não é um exercício eficaz para queimar gordura e atingir objetivos específicos de força muscular, é sempre melhor do que não fazer nenhum exercício.

Essa premissa é especialmente aplicável a pessoas com mais de 60 anos, que podem encontrar na caminhada “ao seu próprio ritmo” (mais vigoroso do que lento) uma aliada para a saúde cardiovascular, manutenção de um peso saudável e manutenção da saúde mental e emocional. É neste contexto que surge um novo tipo de caminhada chamado de 6-6-6.

Para adultos, caminhar é uma maneira simples de se manter ativo diariamente, acessível a todos e adaptável às necessidades de cada indivíduo. Caminhar acompanhado convida à interação social, algo que os especialistas em saúde mental enfatizão cada vez mais. Mas há muitas maneiras de caminhar.

A mais recente técnica promete benefícios para pessoas com mais de 60 anos (porque não envolve nenhuma dificuldade adicional nem exija condição física excecional), tem o nome de Regra 6-6-6. Este nome reflete três conceitos básicos, com foco em caminhar por 60 minutos, duas vezes ao dia.

Esta proposta convida a fazer uma caminhada rápida às 6 da manhã, durante 60 minutos, e repetir o percurso às 18 da tarde, novamente durante uma hora.

Antes e depois de cada caminhada, é essencial fazer um aquecimento e alongamentos subsequentes de 6 minutos. A chave é a consistência. Além de proteger o coração, essa técnica ajuda no controle de peso.

 

Mais Recentes

Mulher madura e feliz: por que os 50 anos são os novos 30?

há 14 minutos

Óbito: Morreu Craig Ainsworth, antigo guarda-costas de Victoria e David Beckham

há 15 minutos

Lembra-se de Marilyn Monroe? Conheça as 6 lições que a atriz nos deixou

há 34 minutos

Óbito: Morreu Jay North, ator da série ‘Dennis, o Pimentinha’

há 37 minutos

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 50 minutos

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 1 hora

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 1 hora

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 2 horas

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 2 horas

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 2 horas

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 3 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 3 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 3 horas

Óbito: William e Harry estão de luto pelo homem que nunca os abandonou depois do falecimento de Diana

há 3 horas

Óbito: Morreu o ex-futebolista colombiano Jorge Bolaño

há 3 horas

Maquilhagem: não tenha medo e use-a (bem) depois dos 50 anos com estas dicas

há 3 horas

As opções são muitas: importa saber como escolher o perfume perfeito

há 4 horas

«Estas são as melhores estratégias para lidar com a menopausa», refere especialista

há 4 horas

Mil milhões de dólares: esta é a casa mais cara do mundo

há 4 horas

Especialistas alertam para o impacto da perda auditiva não tratada

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.