<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

6-6-6: a regra de caminhar que as pessoas com mais de 60 anos estão a usar para ficar em forma

7 Abril 2025
Forever Young

Caminhar regularmente é essencial para ter uma boa saúde, embora obtenhamos benefícios ainda maiores se estabelecermos o tempo que dedicamos a isso a cada dia, o horário do dia em que o fazemos e adaptá-lo à nossa condição física.

Embora muitos especialistas tenham alertado recentemente que caminhar por si só não é suficiente , que não é um exercício eficaz para queimar gordura e atingir objetivos específicos de força muscular, é sempre melhor do que não fazer nenhum exercício.

Essa premissa é especialmente aplicável a pessoas com mais de 60 anos, que podem encontrar na caminhada “ao seu próprio ritmo” (mais vigoroso do que lento) uma aliada para a saúde cardiovascular, manutenção de um peso saudável e manutenção da saúde mental e emocional. É neste contexto que surge um novo tipo de caminhada chamado de 6-6-6.

Para adultos, caminhar é uma maneira simples de se manter ativo diariamente, acessível a todos e adaptável às necessidades de cada indivíduo. Caminhar acompanhado convida à interação social, algo que os especialistas em saúde mental enfatizão cada vez mais. Mas há muitas maneiras de caminhar.

A mais recente técnica promete benefícios para pessoas com mais de 60 anos (porque não envolve nenhuma dificuldade adicional nem exija condição física excecional), tem o nome de Regra 6-6-6. Este nome reflete três conceitos básicos, com foco em caminhar por 60 minutos, duas vezes ao dia.

Esta proposta convida a fazer uma caminhada rápida às 6 da manhã, durante 60 minutos, e repetir o percurso às 18 da tarde, novamente durante uma hora.

Antes e depois de cada caminhada, é essencial fazer um aquecimento e alongamentos subsequentes de 6 minutos. A chave é a consistência. Além de proteger o coração, essa técnica ajuda no controle de peso.