A arteriosclerose (nome cientifico dado às artérias obstruídas) é um problema sério e real para muitas pessoas. Este problema ocorre sempre que os vasos sanguíneos que transportam o oxigénio e os nutrientes para o resto do corpo se tornam mais rijos e grossos, podendo bloquear um pouco a correta circulação.
Esta é uma condição médica grave que pode aumentar consideravelmente o risco de doença cardíaca. A obesidade, a diabetes, o fumar, o alto colesterol e alta pressão arterial são alguns dos fatores que mais podem contribuir para a arteriosclerose.
A alimentação, por outro lado, é um dos elementos que mais podem contribuir para a prevenção deste problema. Certos produtos e ingredientes são capazes de ajudar a reduzir o risco de obstrução das artérias. Sendo certo que alguns dos problemas médicos e principais fatores de risco não podem ser inteiramente “curados” através da alimentação, a verdade é que uma dieta cuidada pode ser um importante ponto de partida.
- Feijões
Os feijões são um dos ingredientes que mais deve acrescentar à sua dieta. Contêm doses generosas de fibra e são capazes de ajudar a controlar os seus níveis de colesterol. Diversos estudos têm comprovado que incorporar na sua dieta este alimento pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o risco de diabetes.
- Cereais integrais
Mais uma vez a fibra é o elemento essencial. Este tipo de cereal contém bastantes fibras solúveis que ajudam a eliminar o colesterol que se pode formar no organismo. Adicionalmente, este alimento ajuda a prevenir o risco de doenças cardiovasculares.
- Bagas
Frutos como o mirtilo, as amoras ou as framboesas são conhecidos por serem excelentes fontes de antioxidantes. Esta propriedade irá ajudar substancialmente a reduzir a inflamação no corpo, prevenindo assim casos de arteriosclerose. A fibra e as vitaminas existentes nestes frutos são ainda capazes de oferecer mais benefícios à sua saúde.
- Azeite
Sempre que cozinha deve privilegiar o uso de azeite. Ao contrário da manteiga, este é um produto que contribui positivamente para o seu estado de saúde. As gorduras saudáveis presentes no azeite irão ajudar a diminuir o risco de ataques cardíacos. Deve, no entanto, ser usado em moderação.
- Brócolos
É provável que este não seja o seu alimento favorito, todavia é fundamental que o acrescente à sua dieta. Este vegetal é excelente para as suas artérias devido aos elevado níveis de fibra que contém, assim como pela ação descalcificadora nos vasos sanguíneos.
- Canela
Esta é uma especiaria deliciosas para adicionar em algumas das suas sobremesas favoritas, mas que pode também ser importante para a saúde das suas artérias. A verdade é que está repleta de antioxidantes capazes de diminuir as inflamações. Adicionalmente a canela previne a formação de placa nas artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol.