<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

65% dos consumidores decidem comprar com base nas promoções que surgem na Black Friday e na Cyber Monday

2 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

51% dos portugueses vai aproveitar os descontos para comprar presentes de Natal

 

A sexta-feira mais esperada do ano está de regresso e com ela a possibilidade de poupar no momento de compra de diversos artigos. Nesse sentido, a Escolha do Consumidor realizou um estudo para conhecer o comportamento, as estratégias e as tendências dos consumidores durante a Black Friday e a Cyber Monday.

 

No que diz respeito ao momento de decisão de compra, este é influenciado significativamente pelas ofertas do período em questão. 65% dos participantes toma esta decisão com base nas promoções que surgem durante a campanha, sendo que 29% planeia antecipadamente e apenas 6% compra espontaneamente (toma decisões nos primeiros dias ou à última hora).

 

Para este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de moda e acessórios, 20% revela que têm mais interesse em beleza e cuidados pessoais e 16% aproveita para comprar produtos tecnológicos nestes dias. Eletrodomésticos (12%) e casa/decoração (11%) registam ainda uma procura significativa por parte dos consumidores. Em oposição, as categorias de brinquedos e jogos (8%), viagens e experiências (5%) e equipamento desportivo (3%) não são avaliadas com interesse prioritário durante este período de promoções.

 

Há quem pense já na época natalícia, pois 51% dos portugueses afirma que vai aproveitar os descontos destes dias para comprar presentes de Natal. 40% considera a hipótese de antecipar as suas compras, caso encontrem boas oportunidades, enquanto 10% prefere adiar as compras de Natal para uma fase posterior.

 

Quando questionados sobre quanto preveem gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 32% dos consumidores pretende gastar nas suas compras entre 50 a 100 euros, 31% entre 100 a 250 euros, 19% indica que prevê gastar entre 250 e 500 euros e apenas 7% prevê um gasto acima dos 500 euros. Por outro lado, 12% planeia gastar até 50 euros. 31% faz a maioria das suas compras online, com 28% a manifestar a intenção de adquirir produtos exclusivamente em plataformas digitais. Já 20% dos entrevistados, prefere ir às lojas físicas e fazer as suas compras presencialmente. Por fim, uma percentagem mais reduzida (5%) ainda não tomou uma decisão relativamente ao local de compra.

 

De acordo com o estudo, as compras online são maioritariamente motivadas pelos descontos e promoções atrativas (27%), seguindo-se fatores como a comodidade e o conforto (16%) e a rapidez de entrega (14%). A facilidade de navegação no website (11%) e a variedade de produtos disponíveis (10%) também são algumas das principais causas que influenciam as compras online. Aspetos como opções de devolução gratuita (7%) e reputação da marca (4%) revelam um menor impacto.

 

No geral, o MB Way destaca-se como o método de pagamento mais utilizado pela maioria dos inquiridos (46%). O cartão de crédito/débito é também uma das opções preferidas para 30% dos consumidores. Com menor expressão surgem as opções de pagamento em dinheiro nas lojas físicas (10%), o Paypal (10%) e a transferência bancária (4%).

 

As expectativas defraudadas em relação aos descontos (30%) e a falta de stock dos produtos desejados (27%) são os principais fatores de desmotivação nas compras da Black Friday e Cyber Monday. A falta de transparência nas condições das promoções (15%) e a demora na entrega (9%) também são motivos de insatisfação apontados pelos consumidores. Relativamente ao meio preferido para a divulgação deste tipo de promoções, o e-mail é o mais mencionado (53%), para além da publicidade nas redes sociais (23%) e SMS (14%). Notificações de apps da própria marca ou loja (7%) são menos populares entre os entrevistados.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 11 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 22 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 23 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 1 dia

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.