Se prefere abraçar o seu animal de estimação a falar com o seu parceiro depois de um dia stressante, saiba que não é o único. Um novo inquérito global a mais de 30.000 donos de animais de estimação (1), encomendado pela Mars e pela Calm, empresas líderes em cuidados para animais de estimação e saúde mental, respetivamente, revelou que a maioria dos donos de animais de estimação (58%) prefere passar tempo com o seu animal de estimação quando se sente stressado – mais do que com os seus parceiros (32%), família (23%), ou mesmo filhos e amigos (ambos 18%). De facto, 83% das pessoas inquiridas acreditam que o seu animal de estimação tem um impacto positivo no seu bem-estar mental.
O inquérito, realizado em 20 mercados a nível global, destaca o forte impacto que os animais de estimação têm para a melhoria da saúde mental e do bem-estar. Desde encorajar os seus donos a ‘desligar’ através de pausas no seu tempo de ecrã, no trabalho e em tarefas domésticas, até oferecer um conforto silencioso, os resultados traçam um quadro significativo de como os animais de estimação estão a ajudar milhões de pessoas em todo o mundo a encontrar paz num mundo sempre conectado.
Animais de estimação: os guias silenciosos do bem-estar
Por vezes, não é sobre aquilo que fazem, mas pelo simples facto de estarem presentes. Mais de metade (56%) dos donos afirmam que os seus animais de estimação lhes proporcionam companhia sem necessidade de falar em momentos de stress. Enquanto outros consideram que conversar com o seu animal de estimação é uma ajuda: 23% referem que o seu animal de estimação lhes proporciona um espaço para exprimirem as suas preocupações sem esperar uma resposta. Uma percentagem muito significativa dos donos (84%) afirma ainda que a simples presença do seu animal de estimação é relaxante, oferecendo uma sensação de calma que não requer palavras ou ações.
“Embora adoremos os nossos animais de estimação, muitas vezes não nos apercebemos do quanto eles nos retribuem”, afirma Tammie King, especialista em interação entre pessoas e animais e Gestora de Investigação Sénior no Waltham Petcare Science Institute. Reformular as ‘interrupções’ diárias do seu animal de estimação como lembretes amorosos para fazer uma pausa, respirar e estar presente, pode ser uma poderosa ferramenta de bem-estar. A investigação demonstra que as interações com animais de estimação baseadas no toque podem aumentar os níveis de oxitocina nos seres humanos (2). Os resultados deste inquérito vão ajudar mais pessoas a refletir e a reconhecer os pequenos momentos de bem-estar que os animais de estimação nos proporcionam diariamente.”
Um olhar, um abanar da cauda ou um toque com a pata: o inquérito revela também como os comportamentos dos animais de estimação dão pequenos empurrões diários que levam a melhores hábitos de bem-estar:
- Afastamento da rotina diária: Quase 8 em cada 10 (78%) inquiridos dizem que o seu animal de estimação os lembra de fazer uma pausa no trabalho, nas suas tarefas domésticas ou noutros afazeres, sendo que 50% referem que isso acontece diariamente – um lembrete gentil para parar, respirar e reiniciar.
- Acalmar a mente: 74% dos donos afirmam que o seu animal de estimação os incentiva a parar de pensar demasiado ou de se preocupar excessivamente – ajudando-os a sentirem-se mais calmos e mais centrados.
- Tempo ao ar livre: 71% dos participantes consideram que o seu animal de estimação os incentiva a passar tempo ao ar livre, transformando os passeios com um animal de estimação em bem-estar.
· Até os ecrãs ficam em segundo plano quando os animais de estimação estão por perto – 77% acreditam que o seu animal de estimação os incentiva a fazer uma pausa dos ecrãs – e para metade dos inquiridos (50%) é um lembrete diário para desligarem, uma motivação adicional contra o doomscrolling e o esgotamento digital.
Chris Mosunic, Diretor Clínico da Calm, destaca: “Sabemos que pequenos momentos de calma intencionais podem ter um grande impacto no nosso bem-estar geral, e os nossos animais de estimação têm uma forma incrível de nos guiar até lá. Um passeio rápido com o cão, ou uma festa ao nosso gato quando passa em frente ao nosso ecrã, pode proporcionar um momento simples para reiniciar e recarregar. Estamos orgulhosos da parceria com a Mars e de dar destaque a estes dados, que realçam o potencial da nossa ligação com os animais de estimação e ajudam mais pessoas a descobrir os maravilhosos benefícios para o bem-estar que estas relações podem trazer.”
“Os animais de estimação são benéficos para nós. Permitem-nos parar, fazer uma pausa, relaxar e concentrarmo-nos no nosso próprio bem-estar. Está na altura de os ouvirmos, de aproveitarmos a sua sabedoria e de celebrarmos o poder da ligação entre as pessoas e os seus animais de estimação”, salienta Gerard Bagaria, Country Director da Mars Pet Nutrition Iberia.
Este inquérito marca o lançamento de uma parceria pioneira entre a Mars e a Calm, que visa explorar e celebrar a profunda ligação entre as pessoas e os animais de estimação como uma força para o bem-estar quotidiano. Transformando a perceção em ação, a Mars e a Calm juntaram-se para criar novos conteúdos para ajudar a apoiar o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo que nutrem a ligação com o seu animal de estimação.
Referências
(1) O inquérito foi conduzido pela YouGov Plc em nome da Mars. O tamanho total da amostra foi de 31.299 adultos em 20 mercados (Reino Unido: 2.507, Brasil: 2.502; Canadá: 1.347; Alemanha: 1.584; Indonésia: 2.510; Índia: 1.001; México: 1.567; Malásia: 1.036; Polónia: 1.349; EUA: 3.748; China: 1.054: Bélgica: 1.084; Austrália: 1.525; Nova Zelândia: 1.066; Espanha: 1.322; Países Baixos: 1.074; França: 1.526; Dinamarca: 1.093; Suécia: 1.070; Itália: 1.334). O trabalho de campo foi realizado entre 19 de fevereiro e 31 de março de 2025. O inquérito foi realizado online. Os números foram ponderados a nível de cada país para serem representativos de todos os proprietários de cães e gatos (com mais de 18 anos) nos respetivos mercados.
(2) Oxytocin, Crianças and Cães | WALTHAM