Partilhar

85% dos passageiros aéreos desconhece os seus direitos. É o seu caso?

A AirHelp, a maior organização mundial de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, acaba de apresentar o seu novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos. Este guia, de download gratuito, está atualizado com as mais recentes regulamentações do setor sobre os seus direitos e os passos a seguir para obter a compensação a que tem direito e pretende informar os viajantes dos seus direitos caso sejam afetados por atrasos, cancelamentos ou recusa de embarque. Com a chegada do verão, chegam também as tão desejadas férias, muitas vezes passadas em destinos internacionais. No entanto, esta alegria pode ser trocada por stress caso o passageiro sofra qualquer tipo de perturbação no seu voo. Seja um atraso, cancelamento ou recusa de embarque, é importante que os passageiros aéreos tenham conhecimento dos seus direitos, situação que, na grande maioria não acontece, dado que 85% dos passageiros não conhece os seus direitos. De forma a dotar os passageiros de cada vez mais informação, o Guia disponibilizado pela AirHelp informa que, em caso de danos, os viajantes estão protegidos pelo Regulamento CE 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, uma das legislações mais completas do mundo em matéria de transporte aéreo de passageiros, que estabelece que têm o direito de: – Ser informado. Ser informado sobre o estado do seu voo e os seus direitos nesta matéria; – Um voo de substituição. A companhia aérea deve fornecer um voo alternativo para o destino ou o reembolso total em todos os casos de recusa de embarque, cancelamento ou perda de ligação; – Comida e bebida. Após algumas horas de atraso (duas a quatro horas) ou de cancelamento do voo, as companhias aéreas devem fornecer alimentos e bebidas aos passageiros; – Alojamento. Em caso de atrasos noturnos, as companhias aéreas devem proporcionar às pessoas afetadas um hotel para pernoitar e transporte de ida e volta para o seu alojamento. -…

26 Junho 2023
Sandra M. Pinto

AirHelp, a maior organização mundial de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, acaba de apresentar o seu novo Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos. Este guia, de download gratuito, está atualizado com as mais recentes regulamentações do setor sobre os seus direitos e os passos a seguir para obter a compensação a que tem direito e pretende informar os viajantes dos seus direitos caso sejam afetados por atrasos, cancelamentos ou recusa de embarque.

Com a chegada do verão, chegam também as tão desejadas férias, muitas vezes passadas em destinos internacionais. No entanto, esta alegria pode ser trocada por stress caso o passageiro sofra qualquer tipo de perturbação no seu voo. Seja um atraso, cancelamento ou recusa de embarque, é importante que os passageiros aéreos tenham conhecimento dos seus direitos, situação que, na grande maioria não acontece, dado que 85% dos passageiros não conhece os seus direitos.

De forma a dotar os passageiros de cada vez mais informação, o Guia disponibilizado pela AirHelp informa que, em caso de danos, os viajantes estão protegidos pelo Regulamento CE 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, uma das legislações mais completas do mundo em matéria de transporte aéreo de passageiros, que estabelece que têm o direito de:

– Ser informado. Ser informado sobre o estado do seu voo e os seus direitos nesta matéria;

– Um voo de substituição. A companhia aérea deve fornecer um voo alternativo para o destino ou o reembolso total em todos os casos de recusa de embarque, cancelamento ou perda de ligação;

– Comida e bebida. Após algumas horas de atraso (duas a quatro horas) ou de cancelamento do voo, as companhias aéreas devem fornecer alimentos e bebidas aos passageiros;

– Alojamento. Em caso de atrasos noturnos, as companhias aéreas devem proporcionar às pessoas afetadas um hotel para pernoitar e transporte de ida e volta para o seu alojamento.

– Reembolso do dinheiro do bilhete e de custos adicionais. Os passageiros afetados por cancelamento, overbooking, perda de ligações ou atrasos superiores a cinco horas têm direito ao reembolso integral do bilhete. Podem igualmente solicitar o reembolso de quaisquer despesas suplementares incorridas em resultado da interrupção da viagem.

– Reembolso ou voo alternativo. Se for oferecido um voo de reencaminhamento, o passageiro pode escolher entre um reembolso total ou embarcar nesse voo alternativo.

– Indemnização até 600 euros. Por pessoa e por viagem, atrasos superiores a três horas, cancelamentos efetuados menos de 14 dias antes da partida ou recusa de embarque, devido a overbooking, caso a culpa seja da companhia aérea. Também para alterações de horário ou perda de ligações que provoquem um atraso de mais de três horas em relação à hora de chegada prevista. O direito a indemnização perde-se quando uma perturbação é causada por circunstâncias extraordinárias.

– Bagagem danificada, atrasada ou extraviada. As companhias aéreas devem reparar, substituir ou pagar quaisquer danos na sua bagagem ou no seu conteúdo. Deve apresentar a sua reclamação no prazo de sete dias após a chegada.

Para poder reclamar os seus direitos, a AirHelp recomenda que recolha e guarde todas as comunicações da companhia aérea e toda a documentação, como o cartão de embarque e outros documentos de viagem, recibos de quaisquer artigos que tenha tido de comprar devido ao cancelamento do seu voo e anote a hora de chegada ao seu destino.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 14 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 14 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 14 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 15 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 15 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 16 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 16 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 16 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 16 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 16 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 16 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 16 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 19 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 20 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 20 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 20 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 20 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 21 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 21 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.