Partilhar

Cinco hábitos que podem estar a aumentar o seu risco de diabetes

Eis algumas das principais decisões erradas que deve (mesmo) evitar no seu dia-a-dia.

6 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o aparecimento da diabetes. Esta é uma doença comum que afeta tanto homens como mulheres. Um historial familiar com casos é considerado um dos principais fatores de risco. Todavia as nossas decisões e o nosso estilo de vida desempenham igualmente um importante papel.

Certos comportamentos, hábitos e rotinas podem estar a contribuir negativamente para o seu estado de saúde. Apesar de muitos destes exemplos serem considerados inofensivos numa primeira análise, a verdade é que podem incrementar o risco da diabetes.

 

Eis os principais hábitos que deve (mesmo) corrigir.

 

  1. “Saltar” o pequeno-almoço

Pode parecer uma decisão completamente irrelevante, no entanto existem diversos estudos que comprovam que saltar estas refeições pode ter um forte impacto nas nossas escolhas alimentares durante o resto do dia, contribuindo para o aumento do risco de diabetes. A verdade é que quem não come nada ao pequeno-almoço tem tendência para comer mais coisas – e com menor valor nutricional – ao longo do dia. Neste sentido deverá sempre assegurar, por mais insignificante que seja, que come algo nas primeiras horas da manhã.

 

  1. Sentar durante mais de 30 minutos seguidos

É conhecido o impacto positivo que uma prática regular de exercício físico pode ter para a nossa saúde e, em particular, para a diminuição do risco de diabetes. Isto acontece porque uma simples caminhada diária ou exercício aeróbico de 30 minutos é capaz de permitir manter o nosso peso corporal sob controlo, melhorando a sensibilidade do organismo à insulina.

Por outro lado, escolher ficar sentado durante períodos prolongados de tempo pode ter o efeito contrário, contribuindo ativamente para o aumento do risco de diabetes, doenças cardíacas e cancro. Neste sentido, deve sempre procurar movimentar-se um pouco a cada 30 minutos. Levante-se, dê uma volta ou faça alguns alongamentos. É bastante simples cuidar da nossa saúde.

 

  1. Não dormir horas suficientes

Não são propriamente as ocasionais noites de insônia que mais contribuem para esta situação. É a constante e prolongada falta de capacidade de assegurar uma noite de sono de qualidade que pode gerar os efeitos mais negativos. Esta falta de descanso pode desregular os níveis hormonais, contribuindo para uma exagerada libertação de hormonas de stress, como o cortisol, que incrementam os níveis de açúcar no sangue. Como o tempo, isto é capaz de aumentar ativamente o risco de aparecimento da diabetes.

 

  1. Fumar

Os fumadores têm uma probabilidade 30-40% superior de desenvolver diabetes do que os não-fumadores. Esta é apenas mais uma boa razão para escolher deixar de fumar. Diversos estudo tem ao longo dos anos apontado o tabagismo como um dos principais fatores de risco. Se estiver com dificuldades em abandonar este hábito, consulte o seu médico e procure aconselhamento profissional.

 

  1. Alimentos processados

Os alimentos altamente processados têm sido continuadamente associados a diversos problemas de saúde. As comidas de micro-ondas, as pizzas congeladas e muitos produtos de carne têm provado ser capazes de aumentar o risco de cancro, depressão e doença cardiovascular. Mais recentemente os especialistas apontam também a diabetes como outro dos problemas médicos associados.

Parte da razão é explicada pelo ganho de peso associado a este tipo de alimentação. Estudos confirmam que quem come alimentos processados de forma regular tende a ingerir números bastante mais elevados de calorias, favorecendo casos de obesidade e de maior sedentarismo – ambos considerados fatores de alto risco para a diabetes.

 

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 1 hora

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 2 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 3 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 4 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 5 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 6 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 7 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.