Partilhar

Este relógio tem uma missão: a conservação do mar de Wadden

A Oris apresenta um relógio criado em conjunto com o Secretariado Comum do mar de Wadden.

15 Maio 2021
Sandra M. Pinto
01 761 7765 4185-Set - Oris Dat Watt Limited Edition

A sua missão: a conservação do mar de Wadden, o maior sistema de correntes marinhas do planeta, declarado património mundial pela UNESCO.

Baseado no relógio de mergulho Aquis, a Oris lança agora o Dat Watt Limited Edition. O nome “Dat Watt” significa mar de Wadden no dialeto local.

A edição limitada de 2009 peças marca o ano em que o mar de Wadden foi declarado património mundial pela UNESCO.

O Dat Watt Limited Edition é um relógio especial. O seu mostrador exibe o ciclo lunar e a amplitude das marés do Hemisfério Norte através da função Pointer Moon, criada e desenvolvida pela Oris para mergulhadores profissionais. Funciona utilizando um ponteiro central branco que, depois de alinhado com o dia correto do ciclo lunar de 29,5 dias, indica no mostrador a amplitude de maré correspondente. O mesmo ponteiro indica a lua crescente e minguante.

O mar de Wadden é uma das mais importantes zonas naturais do planeta, sendo que os especialistas concluíram que a biodiversidade à escala mundial depende da sua conservação. É notável também por tratar-se de um dos poucos ecossistemas em regiões entremarés que restam, onde os processos naturais permanecem intactos. Motivo pelo qual precisa de ser protegido.

Este mar cobre uma área de 11.500Km2 do Mar do Norte, tem uma linha costeira de 500Km e todos os anos é ponto de paragem para mais de 10 milhões de aves migratórias albergando, de forma permanente, mais de 6 milhões de aves. Nos seus pântanos salgados habitam cerca de 2.300 espécies de fauna e flora, nas zonas de água salobra existem outras 2.700 e mais de 30 de aves procriadoras.

Tal como tantos outros ambientes marinhos, o mar de Wadden está sob ameaça constante devido à pesca, às plataformas petrolíferas e gasodutos, aos parques eólicos, ao tráfego marítimo, à construção, ao turismo e ao impacto das alterações climáticas.

Mais Recentes

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 2 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 3 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 3 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 4 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 4 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 5 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 7 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 7 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 7 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 7 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 7 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 8 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 8 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 8 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 9 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 9 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 9 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 9 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 1 dia

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.