A técnica consiste na aplicação de tinta na pele da região das sobrancelhas, com o objetivo de realçar, definir e/ou preencher falhas existentes.
As principais técnicas de micropigmentação de sobrancelhas são a fios e a shadow. A fios tem naturalidade, em que se reproduz os fios mais naturais da cliente da maneira mais fiel possível. Mesma cor, espessura, caimento e densidade.
A técnica shadow consiste no implante de tinta através de pixels, que são micro pontinhos que, quando cicatrizados, trazem o aspeto de sombra translúcida e em degradé, que se assemelha ao resultado da henna e da maquilhagem.
Qualquer que seja a técnica, é importante respeitar as características de cada pessoa, pois cada rosto é único.
A micropigmentação de sobrancelhas pode ser feita com demógrafo, um aparelho muito parecido com o usado para fazer tatuagem, em que o implante de tinta ocorre por pontos por segundo: a agulha entra na pele, deposita o pigmento e sai.
Também existe o indutor manual, chamado de tebori, uma caneta em que se encaixa uma pequena lâmina formada por várias agulhas enfileiradas que, juntas, fazem uma fissura na pele. Esse material é usado nas técnicas de fios e shadow.
São necessários pequenos ajustes em áreas em que ocorreram falhas durante o processo de cicatrização da pele. Esse retoque é feito geralmente 30 dias após o primeiro procedimento.
Entretanto, mesmo com o retoque, o procedimento não é definitivo. Não deve durar muito mais do que 1 ano