Segundo a enóloga Sandra Alves, “este vinho tem uma identidade muito própria, pois reflecte os nossos solos, o nosso clima, as nossas uvas, as nossas gentes. É um vinho intenso, com complexidade aromática, com textura, intensidade e harmonia, transmite na perfeição a singularidade do território da Herdade do Esporão e o Alentejo”.
Produzido unicamente a partir de uvas da Herdade do Esporão que são colhidas à mão e depois vinificadas em separado em depósitos de pequena capacidade com controlo de temperatura. Posteriormente, o Esporão Reserva tinto estagia em barricas de carvalho americano e francês durante 12 meses, seguidos de no mínimo 8 meses em garrafa.
Em 2018, o Inverno foi seco e frio, a Primavera chuvosa e o Verão, apesar de ter tido temperaturas amenas, registou-se uma onda de calor no início de Agosto. As castas que melhor se adaptaram a estes eventos climatéricos, desenvolveram uma maturação lenta e regular, ideal para a concentração e complexidade dos vinhos tintos.
Com cor ruby intensa, revela aroma a compota de fruta preta, especiarias e baga de café. Na boca, o Esporão Reserva Tinto 2018 é intenso mas harmonioso, revelando notas de especiarias e chocolate preto. Tem um final persistente.