Mas será que a população sabe proteger a sua pele para evitar escaldões? Para responder a essa pergunta, a SKIN sugere 5 dicas que precisa de ter em conta durante a exposição solar:
Evitar exposição solar excessiva em horas de mais calor
A indicação da Direção Geral da Saúde é para evitar a exposição solar das 11 às 17 horas. É neste horário que os raios UV são mais perigosos e que podem ser mais prejudiciais para a saúde da nossa pele. Considerando que nem sempre é fácil cumprir este horário, não se esqueça de redobrar a atenção com a sua pele e consequentemente a utilização de protetor solar.
Aplicar protetor solar de 2 em 2 horas
Os protetores solares são os únicos que durante a exposição conseguirão bloquear os raios mais agressivos e evitar que a sua pele fique com escaldão. Contudo, é necessário utilizá-lo de forma adequada para que façam o seu efeito. Lembre-se de aplicar protetor 30 minutos antes da exposição solar para que os filtros tenham tempo de atuar na pele e começar o seu efeito. Para além disso, deve reaplicar o protetor solar de 2 em 2 horas e sempre que for ao banho ou transpirar.
Usar a quantidade certa de protetor solar
Talvez esta seja a dica mais importante de todas para evitar os escaldões, porque não adianta aplicar protetor solar de 2 em 2 horas se não utilizar a quantidade necessária. Se usar um protetor solar em creme ou fluido, utilize 2 dedos de produto por cada zona, ou seja, 2 dedos de produto para os braços, 2 dedos para o peito, 2 dedos para a barriga e assim sucessivamente. A exceção é para o rosto e pescoço onde, além da necessidade de aplicar um protetor solar diferente, devemos aplicar a dose equivalente a 1 dedo. Se utilizar um protetor solar em spray, aplique 6 pulverizações pelo corpo e espalhe de forma uniforme.
Tomar um suplemento com antioxidantes
Fazer apenas proteção tópica com a utilização de protetores solares é coisa do passado! Cada vez existem mais suplementos alimentares para fazer durante o Verão para proporcionar um reforço antioxidante e reduzir a sensibilidade da pele ao sol.
Tratando de dentro para fora, estes suplementos são geralmente ricos em vitamina E e betacaroteno ou derivados para tornar a pele mais resistente à exposição solar. Apesar de serem regularmente vistos como bronzeadores, a verdade é que são bem mais do que isso! É verdade que a pele fica mais facilmente bronzeada e que o bronzeado é mais uniforme e duradouro, mas, para além disso, a pele também fica mais protegida e saudável.
Manter a pele hidratada
É importante manter a pele fresca durante a exposição solar e a melhor forma de conseguir isto é beber muita água e abusar da utilização de água termal.
No final do dia, lembre-se de aplicar um after-sun adequado para que a pele se mantenha hidratada e consiga recuperar das agressões externas. Só assim será possível evitar a pele de esfolar!