Partilhar

Vai de férias mas o orçamento é reduzido? Isso não será problema se seguir estas dicas

O dinheiro não estica mas pode ser melhor aplicado.

5 Julho 2021
Sandra M. Pinto

Siga as dicas do contasconnosco.pt.

1. Defina o plano de férias e o orçamento – Quanto lhe sobra do orçamento mensal para estes dias de férias? Para poder começar a planear as férias, o mais importante é estabelecer quanto pode gastar, por quantos dias e onde quer ir. Pensar cedo nestas variáveis vai ajudá-lo a aproveitar promoções, a pedir orçamentos e a procurar alternativas, se o orçamento não chegar.

2. Troque de casa – Existe a possibilidade de trocar de casa, e assim poupar no alojamento. Dando a sua casa em troca, pode escolher alojar-se em qualquer parte do mundo, na casa de outra pessoa. A troca pode incluir, além da casa, coisas utilitárias como o jardim, a garagem, o carro ou a mota. Basta combinar isso com os donos da sua “casa de destino”.

3. Partilhe casa com amigos – Dividir a renda de uma casa maior, do que a que precisa para a sua família, com alguns amigos com quem se dê bem é uma vantagem: podem fazer turnos para ficar com as crianças, dividir tarefas e ir às compras à vez. Além disso, todos os custos são divididos, renda incluída.

4. Partilhe carro – Respeita o mesmo princípio da partilha de casa, com todas as vantagens que tem associadas. Partilhar carro é uma boa maneira de poupar em combustível e portagens.

5. Leve comida para a praia – Um dos pontos mais delicados na gestão do orçamento para as férias é a alimentação. A melhor maneira de gerir o que come na praia – e o dinheiro que se gasta com essa comida – é levar marmita. Fruta, água, sandes, saladas: difícil vai ser decidir, com a variedade de opções existentes.

6. Compre comida longe da praia – Se optar por não preparar a comida para levar, saiba que a opção mais económica para comer no local das suas férias, será sempre aquela que esteja mais longe do areal. A vista para o mar e o cheiro a maresia são fatores que deve excluir das suas prioridades na hora de escolher o restaurante para almoçar na praia; isto se quiser que os seus gastos não ultrapassem o orçamento estipulado.

7. Faça atividades gratuitas – Alugue livros na biblioteca em vez de os comprar, leia o jornal no café logo de manhã, use as bicicletas gratuitas nas grandes cidades, faça as aulas grátis na praia e informe-se nos pontos de turismos sobre outras atividades gratuitas que podem tornar as suas férias mais ativas e divertidas. É possível poupar nas férias, aproveitando tudo o que os locais têm de gratuito. E, se não houver nada do género, a praia é livre.

8. Poupe nos transportes – Muitas das praias mais populares e com melhores acessos localizam-se perto de serviços e atrações turísticas. Confirme sempre se a praia para onde vai tem serviço de transportes públicos: este deve ser um fator a ter em conta na hora de somar as despesas. Lembre-se também que, sempre que as distâncias dispensem transportes, pode fazê-las a pé.

9. Fuja à rotina – Aproveite as férias para fazer coisas que não faz no dia-a-dia: considere acampar. Os parques de campismo são sempre uma opção mais económica, ainda que exijam uma série de questões logísticas prévias como a tenda ou, por exemplo, alugar uma autocaravana ou roulotte que vão permitir-lhe viajar sem marcar lugar para ficar, nem cumprir horários rígidos de refeições e viagem. Pode encontrar os parques de campismo de todo o país em sites como o Camping.Info e o Roteiro Campista.

Poupar nas férias está nas suas mãos. Organizar o descanso com antecedência e sem pressas é o primeiro passo para gastar apenas aquilo que está dentro do seu orçamento.

Mais Recentes

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 3 minutos

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 42 minutos

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 44 minutos

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 47 minutos

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 50 minutos

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 1 hora

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 2 horas

Mais de 50 anos: cuidados que deve ter ao praticar exercício físico

há 2 horas

3 dicas importantes para treinar os músculos depois dos 50 anos

há 2 horas

Primavera: saiba como proteger os animais de companhia na época das alergias

há 3 horas

Portugueses no Top 5 das estadias em alojamento local

há 3 horas

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 4 horas

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 4 horas

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 5 horas

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 17 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 19 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 19 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 20 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 20 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.