A má circulação é caracterizada por sensação de inchaço nas pernas, pés, retenção de líquidos, dores e cansaço nas pernas, mãos frias, mas pode ser minimizada, na maioria dos casos, com algumas regras alimentares e de exercício físico.
Desde logo, a ingestão suficiente de água ao longo do dia, praticar exercício físico regularmente e evitar estar muitas horas na mesma posição são fundamentais à melhoria da circulação sanguínea. Além disso, existem alguns alimentos com propriedades particulares que podem ajudar a aliviar os sintomas da má circulação, a saber:
Limão. Fonte de antioxidantes como a vitamina C que contribuem para o fortalecimento dos vasos sanguíneos
Salmão. É um peixe gordo e, tal como a sardinha e a cavala, por exemplo, e uma boa fonte de óleos essenciais ómega-3 que contribuem para a manutenção da normal fluidez do sangue.
Alho. Fonte de alicina, substancia que ajuda a melhorar a circulação (efeiuto anti-agregante) e tem ainda acção anti-inflamatória.
Pevides de abóbora. Estas sementes são ricas em potássio e magnésio, e ainda de ácidos gordos ómega-3, contribuindo para o aumento da produção de urina e, consequentemente, para a eliminação de líquidos em excesso (efeito diurético).
Abacate. Fonte de minerais como o potássio, previne a retenção de líquidos, e é ainda um fruto única na sua composição em gorduras mono-insaturadas que melhoram a saúde cardiovascular.