Quando se fala em chocolate saudável, está a falar-se no cacau, sendo mais saudável quanto mais puro, isto e, quanto menor for a adição de açúcar, daí que se recomendo o consumo de chocolate negro com, pelo menos, 70% de cacau.
O cacau contem uma elevada quantidade de compostos antioxidantes chamados flavonóides, com forte actividade anti-inflamatória, que ajuda a redução do colesterol e, ainda, tem efeito anti-cancerígeno e anti-envelhecimento, afirma o site boa-saude. Além disso, o cacau é rico em minerais como o magnésio, fosforo, ferro e crómio, e vitaminas A, B, C e D.
O papel do chocolate no emagrecimento está associado ao seu efeito termogénico (aumento do metabolismo energético), queimando assim maior quantidade de gordura, ao estimulo da produção de leptina, hormona da saciedade, e à presença de crómio, associado à função da insulina e controlo do apetite por doces.
Aqui ficam algumas formas de incluir o chocolate na sua dieta de emagrecimento ou de manutenção do peso, salientando-se que deve escolher com teor de cacau a partir de 70%:
- adicionar uma colher de chá de cacau ao seu leite matinal
- a meio-da-manhã, opte por uma barrita de cereais integrais caseira feita com pepitas de chocolate, ou por um muffin ou cup-cake feito com chocolate negro e sem açúcar
- no final das refeições principais (almoço e jantar), coma 15gr (um quadradinho) de chocolate negro como sobremesa
- à tarde, opte por um iogurte com adição de pedaços de chocolate e nozes acompanhado de uma fruta
- ainda como snack, opte por uma deliciosa mousse de chocolate saudável feita com 1 abacate (maduro), 1 colher de sopa de cacau magro e edulcorante q.b.