Tinta do cabelo
Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, da qual derivam as tintas. A primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta para os cabelos a ser comercializada foi feita em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller, baseado na sua fórmula de um novo componente químico, a paraphenylenediamine. Um ano depois, Schueller escolheu o nome da sua empresa: L’Oréal.
Batom
Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada e protegidos por uma tampa, surgiram nos salões de beleza dos EUA.
Verniz
O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do verniz indicavam a classe social da pessoa. Os primeiros eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado.
Champô
O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual champô foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial começou a ser oferecido comercialmente como um produto para a limpeza dos cabelos.
Pó facial
Os pós faciais, que surgiram em 4 000 a.C. na antiga Grécia, eram perigosos porque tinham uma grande quantidade de chumbo na sua composição e chegaram a causar várias mortes prematuras. O rouge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, a sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo rouge era usado nos lábios, como batôm, onde era mais facilmente ingerido causando envenenamento.
Perfume
Em 2900 a.C., os mortos egípcios eram enterrados com jarros de óleo perfumado, cuja natureza ainda é um mistério. Mil anos depois, os egípcios aventuraram-se em busca de essências. Para perfumar o corpo, os egípcios colocavam uma massa de gordura perfumada no topo da cabeça ou sobre uma peruca. Durante a noite, a gordura dissolvia-se, cobrindo a peruca, as roupas e o corpo com uma camada oleosa bastante perfumada. No Império Romano, o perfume era ingerido – puro ou misturado no vinho – para ocultar o mau hálito. A destilação da água de rosas e outros perfumes foi uma descoberta árabe no século IX. A descoberta do álcool como veículo para o perfume aconteceu no século XIV.
Depilação
A depilação com fins estéticos foi praticada por muitas civilizações. As mulheres gregas, por exemplo, levavam a vaidade ao ponto de arrancar os pelos púbicos com a mão e queimá-los com uma chama ou com cinzas quentes. Os cremes depilatórios também são conhecidos em todas as épocas. As mulheres árabes preparavam um xarope espesso, feito de partes iguais de açúcar e de sumo de limão com água, e espalhavam-no sobre a pele, deixando-o secar, para depois extrair os pelos. A técnica é, no essencial, semelhante à da cera. A depilação com cera foi inventada pelo francês Peronet, em 1742.
Desodorizante
O primeiro desodorizante anti transpiração, como conhecemos hoje em dia, foi criado nos Estados Unidos em 1888.