Teoria do armário: a técnica de Bill Gates para reduzir o stress e ser, ainda, mais produtivo

Um método simples que surgiu do desejo do cofundador da Microsoft de entender o que gera o stress e a baixa produtividade. Também foi usado por Steve Jobs e Barack Obama.

A vida atual é uma competição constante. Estamos rodeados de tarefas para cumprir, objetivos a alcançar, andamos de um lado para o outro, fazemos mil coisas e parece que não temos um segundo para respirar. Vivermos com a sensação de que o tempo está a passar depressa demais.
Esse sentimento traz consequências, como dor de cabeça, queda de cabelo, insónia, falta de memória, dificuldade de concentração e incapacidade de ser produtivo.
Mas como ultrapassar esta sentimento? É aqui que surge a teoria do armário.

 

A teoria do armário é um método simples de Bill Gates e surgiu porque Gates queria entender por que o stress e a baixa produtividade são gerados nos ambientes de trabalho. O método consiste em evitar perder tempo quando nos vestimos de manhã, reduzindo o número de possibilidades que temos para escolher um look, o que nos permite poupar tempo e dedicá-lo ao que acreditamos ser prioritário.

O guarda-roupa de Bill Gates é baseado simplesmente em princípios básicos, conhecido nos últimos anos como guarda-roupa cápsula.

 

Se simplificarmos ao máximo esta teoria poderemos obter a imagem viva do que era Steve Jobs, com a mesma roupa todos os dias. Mas mesmo personalidades como Barack Obama  compreenderam que não decidir o que vestir todos os dias pode mudar completamente o seu stress ao longo do dia. À Vanityfair , o ex-presidente confessou, «uso fatos cinza ou azuis. Estou a tentar reduzir as decisões. Não quero tomar decisões sobre o que visto porque tenho muitas outras decisões a tomar».

A ciência mostrou que ter um armário sobrecarregado e desordenado cria stress, o que pode ser prejudicial para a saúde e para o cérebro a longo prazo. O cérebro possui uma reserva limitada de energia para tomar decisões, pelo que decidir o que vestir todas as manhãs não é “verdadeiramente importante” , mas sim algo que devemos eliminar.

Segundo esta teoria, deveríamos ter apenas um armário com o essencial, um único casaco para os dias de inverno ou as mesmas t-shirts para o verão. Algo tão fácil como isso é fundamental para Gates quando se trata de reduzir o stress a longo prazo e focar-se na produtividade.  Podemos dedicar o tempo que ganhamos a outras coisas e, além disso, evitamos aquela sensação de tensão e sobrecarga se não tomarmos uma decisão rapidamente.

Ler Mais