Tipo de perfume
Se o perfume é em spray, opte por borrifá-lo pelo corpo numa área aberta, criando uma névoa em seu redor. Isto ajuda a fragrância a espalhar-se de maneira uniforme. Eeau de toilette ou eau de parfum?
O primeiro é mais indicado para dias mais quentes, por ser mais discreto. O segundo combina bem com ambientes mais frios.
Concentração
Além dos tipos descritos acima, existe o parfum, também conhecido como extrato de perfume. Chega a ter 20% a 40% de concentração dos compostos aromáticos (ou essência) e deve ser usado com mais cuidado.
Onde aplicar
As áreas de maior circulação sanguínea são as mais indicadas, porque dispersam melhor o perfume, de acordo com o movimento e a interação da pessoa no ambiente. As áreas do corpo mais propícias ao uso do perfume são facilmente identificáveis pela temperatura mais alta que têm: nuca, pulsos, atrás das orelhas, dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos. Estes locais também são adequados porque não transpiram tanto, o que beneficia a ativação da fragrância.
Quantidade
Para que o efeito do perfume esteja na medida certa, é preciso lembrar que menos é mais: escolha duas áreas e borrife o perfume apenas uma vez em cada área escolhida.
Acerte na fragrância
Fragrâncias frescas, como florais e lavanda, combinam mais com o dia. Já as orientais e amadeiradas são companheiras de programas noturnos.
Preparação da pele
Uma pele hidratada ajuda a reter a fragrância durante mais tempo. Depois do banho, aposte nos hidratantes sem perfume ou numa loção da mesma linha do perfume que pretende usar.
A distância certa
Aplique o perfume a, pelo menos, 30 cm de distância do local.
Apostar no movimento para marcar presença
Quando se prende os cabelos, o perfume na altura da nuca fica em evidência com o movimento das madeixas. Ao aplicar-se o produto na barra da saia, obtém-se o mesmo efeito.
Espere que seque
Aguardar até que a fragrância seque é um detalhe muito importante, pois ajuda a fixar o produto.