Partilhar

Melhor Equilíbrio e Mais Segurança Com Uma Melhor Audição

Os problemas no ouvido podem causar mais do que apenas dificuldades em ouvir.

9 Novembro 2021
Forever Young

Os problemas no ouvido podem causar mais do que apenas dificuldades em ouvir. Podem também afetar a capacidade de andar, ficar de pé e até manter o equilíbrio. Um bom equilíbrio reflete aptidão física e mental, começando logo no ouvido!

Grande parte do sistema vestibular, que ajuda na manutenção do equilíbrio, fica no ouvido interno. Embora seja bastante comum a ocorrência de uma crise passageira de tonturas, os especialistas estimam que, ao longo da vida, cerca de 4 em cada 10 pessoas vão ao médico por causa de um episódio significativo de tonturas. Esta perda de equilíbrio pode levar a uma sensação de flutuar ou até mesmo a um desmaio, sensações que têm origem no ouvido interno.

No estudo* realizado pelos médicos Frank Lin e Luigi Ferrucci da Universidade Americana John Hopkins, que envolveu cerca de 2 mil pacientes, verificou-se que a perda auditiva é um fator de risco associado a quedas e acidentes sofridos por grande número de pessoas, sobretudo nas faixas etárias elevadas.

Resumidamente, se as capacidades auditivas diminuem, diminuem igualmente os recursos cognitivos que, no processo da audição, contribuem para a perceção do ambiente, dificultando a manutenção do equilíbrio.

 

Mas como é que a audição afeta o equilíbrio?

O ouvido interno é composto por duas partes: a cóclea, responsável pela audição e os canais semicirculares, responsáveis pelo equilíbrio.

O sistema vestibular deteta o movimento através de células sensoriais especiais que são ativadas quando inclinamos ou movemos a cabeça. Estas enviam sinais para o nervo vestibular que, juntamente com o nervo coclear, transporta sinais elétricos para o cérebro, o que nos permite ter a noção de movimento no espaço.

Quando, por algum motivo, estes órgãos se encontram danificados, o que é mais comum em pessoas em idade avançada, é natural que surjam alguns desequilíbrios esporádicos. Estas pessoas podem sentir que estão em movimento quando não estão, fazer um grande esforço para se manterem em pé ou ter enjoos mesmo estando paradas. Tudo isto pode levar a quedas e acidentes mais graves.

 

Previna as quedas com uma Audição Activa

É, sem dúvida, comum serem as pessoas de maior idade a sofrerem quedas e acidentes por desequilíbrios momentâneos e uma das possíveis causas associadas a esta falta de equilíbrio é a diminuição das capacidades auditivas.

No caso da falta de equilíbrio estar associada a dificuldades auditivas, o uso de aparelhos auditivos poderá ser uma boa opção para minimizar o risco de queda. O uso de aparelhos auditivos pode melhorar a audição e, assim, contribuir para um melhor equilíbrio.

É aconselhável o seguimento das condições de audição com alguma frequência. Um especialista aconselha aparelhos auditivos consoante as necessidades e o estilo de vida da pessoa em causa.

O uso de aparelhos auditivos, não só melhorará a audição do utilizador como terá um enorme impacto na sua qualidade de vida.

 

 

*Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/1108740

Mais Recentes

TAP recebeu prémio internacional

há 41 minutos

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 1 hora

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 1 hora

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 1 hora

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 1 hora

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 2 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 2 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 2 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 3 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 3 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 3 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 4 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 19 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 19 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 20 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 20 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 20 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 21 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 21 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.