Mas a alimentação também influencia a produção de espermatozoides.
Carne vermelha
Na carne vermelha existem alguns nutrientes que ajudam produção e na qualidade do esperma (principalmente a carnitina ou L-carnitina). A descoberta foi feita na European Academy of Andrology, onde um estudo mostrou que uma dieta baseada em carne vermelha apresentava uma concentração significativamente maior de esperma. Em homens com pouca produção de esperma, o nível havia tinha aumentado.
Nozes
As nozes contém Arginina, que aumenta a produção do esperma. Além de conter proteínas, Omega 3, vitamina E, zinco e outros nutrientes que ajudam na qualidade do esperma produzido. As proteínas das nozes também servem como uma ótima forma de energia.
Alho
O alho é um alimento muito importante. Antigamente utilizado como remédio, o alho contém vitamina B6 e selénio, que ajudam na qualidade do esperma, melhorando também a circulação sanguínea.
Salmão
O salmão contém Ácido Docosa-Hexaenoico (DHA), que também é conhecido como o famoso Omega 3 fundamental para a formação adequada do esperma durante a sua produção. Além disso, o salmão é uma ótima fonte de proteína, potássio e vitamina B.
Tomate
A cor avermelhada do tomate vem do Licopeno, que também ajuda na fertilidade. Alguns estudos comprovam que o Licopeno pode aumentar o volume de esperma até 70%, contribuindo ainda para diminuir as hipóteses de anomalias no esperma, além de reduzir o aparecimento de doenças na próstata.