Com origem em várias parcelas da Quinta do Ameal, com diferentes características, o Ameal Loureiro 2020 exprime a intensidade desta casta.
«A combinação das características únicas da Quinta do Ameal resulta num portefólio diverso, onde se encontra este Ameal Loureiro, uma expressão mais intensa e vibrante desta casta. O ano de 2020 começou mais frio e com chuva intensa. Julho, mais quente e seco que o habitual, acelerou a maturação e o desenvolvimento do bago. Um mês de agosto ameno e com chuva a meio do mês, foi fundamental para restituir o equilíbrio das plantas. Estas condições permitiram atingir uma maior maturação e concentração, mantendo a acidez característica da região e acabando por dar origem a um vinho aromaticamente mais complexo, rico e com mais volume», refere o enólogo da Quinta do Ameal, José Luís Moreira da Silva, em comunicado.
Com um estágio de 6 meses, sob borras finas em cubas de inox, é um vinho aromático, intenso e equilibrado que irá evoluir bem durante os próximos 15 anos, assegura ainda José Luís Moreira da Silva .