Partilhar

Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental

Desvalorizamos frequentemente a saúde mental e o bem-estar. Pensamos que o sucesso profissional trará automaticamente dinheiro e, consequentemente, bem-estar.

30 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

Acreditamos que não temos tempo para cuidar de nós. Mas a verdade é que o bem-estar é necessário para conseguirmos construir um futuro sólido e sustentável, com melhor saúde física e mental.

Cerca de 20% da população mundial vive com problemas de saúde mental, sendo a ansiedade e a depressão as perturbações com maior incidência em Portugal e no mundo. O nosso país é o segundo da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas. Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental. Em Portugal este é mesmo o segundo tipo de doenças mais registado (12%), apenas ultrapassado pelas doenças cardiovasculares (14%).

Estes dados mostram a incidência crescente das doenças mentais em Portugal e no mundo e são o mote para o “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” da Fundação José Neves, dirigido tanto para os portugueses que já cuidam do seu bem-estar e saúde mental como para os que nunca pensaram no assunto.

Este guia apoia os portugueses na promoção da sua saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável.

«Porque o bem-estar é fruto de uma prática diária, este é um guia ao qual as pessoas podem recorrer sempre que precisarem, oferecendo um conjunto de ferramentas comprovadamente eficazes em muitos aspetos das suas vidas, nas relações pessoais, no emprego, na escola e na formação individual; ajudar a identificarmos as emoções; refletir sobre os pensamentos/comportamentos e perceber se as estratégias utilizadas para lidar com os desafios diários estão a ajudar ou a piorar as situações com que nos deparamos; realçar que não vivemos isolados, que temos uma rede de suporte e que fazemos parte da rede de suporte dos outros», avança a Fundação José Neves.

«Vivemos num mundo em que ter ‘mais’ parece ser o melhor para o nosso futuro. Trabalhar mais, esforçarmo-nos mais, termos mais. Muitos destes pensamentos e comportamentos são potenciados por uma realidade pessoal e profissional cada vez mais exigente e individualista. No entanto, às vezes é preciso reajustar a forma como olhamos a realidade dos dias de hoje e determinar o que é realmente importante para nós. Este guia é um contributo da Fundação José Neves para a sociedade portuguesa, para nos ajudar a todos a priorizar o bem-estar e reforçar a saúde mental como base para nos sentirmos completos», destaca Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

O “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” da Fundação José Neves é realizado em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e identifica diversas ferramentas (emocionais, profissionais, relacional e de gestão pessoal) para «ajudar os portugueses, entre as quais estarmos atentos ao que estamos a sentir, criar novas relações e reforçar as que são importantes, expressar sentimentos, construir uma rotina que promova a saúde e o bem-estar, procurar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional».

Deixa ainda seis recomendações essenciais: não há saúde sem saúde mental; aceitar o bem-estar como um processo dinâmico (bem-estar individual, familiar, comunitário e social); identificar as emoções; dar uma volta aos pensamentos, procurar as melhores estratégias para lidar com o que nos perturba e focarmo-nos no caminho.

E ainda estratégias de autoconhecimento como ferramenta de promoção do bem-estar individual, tais como identificar e lidar com as emoções positivas e negativas e organizar as experiências emocionais nos campos das emoções e dos sentimentos, dos pensamentos e dos comportamentos, como forma de clarificar e gerir as emoções da melhor forma.

Mais informações aqui.

Mais Recentes

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 7 minutos

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 20 minutos

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 17 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 18 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 18 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 18 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 19 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 20 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 21 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 22 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 22 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 22 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 22 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 22 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 23 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 23 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 23 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 24 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 1 dia

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.