<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Fim anunciado das taxas moderadoras

6 Maio 2022
Sandra M. Pinto

Medida visa orientar fluxo de utentes e prevenir a utilização indevida dos serviços.

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-lei que altera o regime de cobrança de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O diploma prevê que a cobrança de taxas moderadoras acabará em todos os serviços do SNS, mantendo-se apenas em serviço de atendimento de urgência hospitalar, exceto quando exista referenciação prévia pelo SNS ou admissão a internamento através da urgência. “Com a aplicação da medida fica cumprido o último ponto do compromisso assumido pelo Governo na eliminação de barreiras de acesso a cuidados de saúde”, afirmou a Ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Marta Temido, afirmou que “no contexto da nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em 2019, tem vindo a ser realizado um processo de progressivo alargamento das situações de dispensa do pagamento de taxas moderadoras com o objetivo de garantir que as mesmas apenas sejam aplicadas para dois objetivos: orientar os fluxos de utentes na utilização do SNS” e “manter aquilo que se designa como controlo do risco moral, ou seja, da utilização indevida de serviços que, pela sua gratuitidade, podem suscitar essa apetência”.

“Chegámos ao momento da última fase do planeamento que tínhamos realizado” para a fim das taxas moderadas, disse Marta Temido, acrescentando que “a partir do próximo mês de junho apenas será devida a cobrança de taxas moderadoras, dentro daquilo que tinham sido os compromissos que tínhamos assumido”, na nova Lei de Bases do Governo, no Programa do Governo e no Orçamento do Estado. “Isto significa, na prática, que ao elenco de dispensas de cobrança de taxa moderadora que, neste momento estão na Lei, se vão juntar as situações de consultas subsequentes em hospital”, referiu a governante.

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 9 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 9 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 10 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 10 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 10 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 11 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 11 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 11 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 12 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 12 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 12 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 12 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 13 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 13 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 13 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 14 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 15 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 15 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 15 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.