<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Qual a relação entre inteligência a o dinheiro? Poderá a falta do segundo influenciar a primeira?

Numa altura em que a inflação sobe, vejamos o que nos revelam os especialistas.

São vários os estudo de economia comportamental que têm vindo a revelar que os esforços constantes das pessoas para terem uma vida económica mais saudável afetam de maneira significa a sua cognição, ou inteligência.

Quando acontecem imprevisto, como uma avaria no carro, ou há um aumento do custo de vida ao qual é preciso fazer face, o cérebro vê-se obrigada a arranjar uma solução. E seja ela qual for, estudos revelam que esse esforço para resolver uma situação financeira pode efetivamente ter significativas repercussões na inteligência e cognição das pessoas.

Eldar Shafir, cientista comportamenta, da universidade Princeton, nos EUA, e o economista Sendhil Mullainathan, da Universidade de Harvard explicaram esta relação no livro “Scarcity : The True Cost of Not Having Enough”. 

Os especialistas referem a expressão “banda larga mental” para ilustrar a capacidade do cérebro nestas situações. Um computador com muitos programas abertos vai ter dificuldade em processar informação.

De igual maneira, um cérebro cheio de problemas financeiros vai ficar prejudicado na sua performance. E, dizem os autores, a sobrecarga pode levar à tomada de más decisões.

«A banda larga mental é muito limitada. Muitas vezes é precisa estar focado na urgência do imediato e isso faz-se com competência: resolve-se o problema. Mas se esse movimento acontecer regularmente vai acabar por vai negligenciar outras áreas da vida», revelou Shafir à BBC.

«Se eu cometo um erro, se faço um mau investimento, se me esqueço de pagar uma taxa, é só um problema momentâneo, pois a vida segue o seu rumo. Mas as pessoas com menos capacidades financeiras estão sempre perante esses problemas, e o preço que têm de pagar é muito maior, pois elas estão de facto com a vida mais complicada o que vai afetar a sua capacidade cognitiva», acrescenta.

Como se resolve?

Para o especialista a questão apenas se resolve se forem garantidos os padrões mínimos de vida, «isso iria aliviar a sobrecarga da “banda larga mental”», afirma.

 

Mais Recentes

Sabores tradicionais e vista privilegiada para o maior fogo de artifício do Norte: não vai conseguir resistir  

há 17 minutos

Opinião: «Influencers e apostas online, quando o entretenimento vende ilusão», Cristina Judas, educadora financeira

há 19 minutos

Adeus às instruções em papel: o futuro dos medicamentos está a mudar e pode ser para melhor

há 24 minutos

Viver Bem aos 50+: Os segredos de Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow para a saúde e felicidade

há 35 minutos

Amigo de Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e Mark Zuckerberg e torna-se a segunda pessoa mais rica do mundo

há 52 minutos

Santos Populares continuam no Hotel Real Palácio com “Santos Sábados”

há 2 horas

Deus existe? A resposta simples e polémica de Stephen Hawking

há 2 horas

Cénica Porto Hotel celebra São João com arraial tradicional no coração da cidade

há 2 horas

Memória excecional após os 60 anos: porque algumas pessoas recordam melhor o passado do que outras

há 3 horas

A Abelha Maia celebra 50 anos: memórias e magia que continua a encantar gerações

há 3 horas

Japão à beira de uma revolução: criado sangue artificial universal que pode salvar milhões de vidas

há 3 horas

Férias inteligentes: conheça países onde o euro se transforma em luxo

há 3 horas

Dormir com a ventoinha ligada pode parecer refrescante, mas especialistas alertam para os riscos para a saúde

há 3 horas

Mais de 800 cruzeiros esperam pelos amantes de viagens: a novidade? Embarque e desembarque no Funchal

há 3 horas

Será o Ozempic o novo “milagre” masculino? Estudo sugere aumento no tamanho do pénis e há quem confirme

há 3 horas

O que torna alguém um influenciador de sucesso? A ciência tem uma resposta surpreendente

há 4 horas

Bailado nos Jardins do Valverde Sintra Palácio de Seteais celebra grandes nomes da dança mundial

há 4 horas

Opinião: «Qual é a relação entre a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico?», Alexandre Ferreira, gastrenterologista

há 4 horas

Como seremos daqui a 1 milhão de anos? Inteligência artificial cria imagem inquietante do ser humano

há 4 horas

Nélson Rosado (cantor da dupla Anjos): «recebi ameaças de nacionalistas depois do vídeo de Joana Marques»

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.