5 dicas para conseguir uma mente sã e feliz

Uma mente que “viaja” muito é um dos principais desafios para conseguir atingir um estado de maior felicidade. Saiba o que pode fazer.

É fácil deixarmos a nossa mente divagar e perder o foco. O nosso quotidiano atribulado, as nossas preocupações e níveis de stress acabam por impossibilitar que sejamos capazes de manter uma mente calma e tranquila. Estarmos verdadeiramente presentes é um dos principais desafios que enfrentamos.

Com a chegada da pandemia tudo isto se tornou mais difícil. A nossa mente está ocupada a pensar no futuro e nas preocupações diária. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, a nossa mente tende a divagar 46,9% do tempo, independentemente da atividade que estejamos a fazer. Isto acaba por gerar ao longo do tempo uma grande insatisfação e frustração.

[Leia também: Afinal, o dinheiro traz ou não felicidade? Saiba o que diz a ciência]

Uma mente viajante ou divagante é caracterizada pela facilidade com que outros pensamentos (positivos, negativo ou neutros) vão surgindo e interferindo com o que estamos ativamente a fazer. Podem estar relacionados com ideias de futuro ou como lembranças do passado.

Independentemente do tom e razão destas divagações, a verdade é que isto dificulta a nossa concentração e contribui para o nosso desequilíbrio emocional. É um sintoma muito associado a casos de depressão.

Felizmente, com algum esforço, é possível conseguir controlar um pouco a nossa mente e impedir estados mais negativos, Eis o que pode fazer, de acordo com os especialistas do portal Psychology Today.

 

  1. Auto-reflexão

Com que frequência deixa de a sua mente fique repleta de pensamentos alheios? Provavelmente mais vezes do que desejaria. Nestes casos deve procurar conseguir recuperar o seu equilíbrio, regressar ao momento presente e respirar lentamente. Alguma atividade física poderá ser igualmente bastante útil para “libertar” a mente. Sempre que possível evite criar histórias, ruminar sobre o passado ou elaborar cenários futuros. Foque toda a sua atenção na tarefa que tem à sua frente.

 

  1. Se a sua mente divagar, mantenha-se positivo

Se continuar com dificuldade em “desligar” a mente, então procure ao máximo manter-se positivo. Sendo certo que a maior parte dos investigadores defende que qualquer tipo de viagem e divagação pode ser prejudicial para o nosso estado de felicidade, a verdade é que se estes pensamentos forem positivos então o mal será certamente menor. Nesse sentido, poderá fazer o esforço de transformar pensamentos negativos em algo mais positivo. Mudar a perspetiva, praticar a gratidão.

 

  1. Diga “não” ao multitasking

Fazer e pensar em muitas coisas ao mesmo tempo não só enfraquece a sua produtividade como pode também fazê-lo sentir menos feliz. Sobretudo se uma das suas “tarefas” diárias seja refletir sobre um qualquer problema, pensamento ou preocupação. A verdade é que será sempre mais saudável fazer multitasking de tarefas reais do que de pensamentos. Evite que a sua cabeça se preencha de outros temas que não o mais importante.

 

  1. Encontre coisa para fazer e não coisas em que pensar

Sabemos que a participação em atividade positivas – como o exercício, a socialização ou o sexo – nos fazem sentir melhor. Por outro lado, se passarmos o nosso tempo a pensar sobre estas mesmas atividades o resultado pode ser bem diferente. Pensar e imaginar estas situações nunca nos irá conseguir oferecer a mesma dose de felicidade, antes pelo contrário pode deixar-nos mais frustrados. Procure sair, fazer coisas e participar em experiência. Evite os pensamentos e as reflexões desnecessárias.

 

  1. Encontre um flow sempre que possível

O flow (ou fluxo mental) é um estado que nos permite estar completamente focados, concentrados e absorvidos pela atividade presente. Este tipo de experiência é capaz de fortalecer o nosso bem-estar. Isto acontece porque a nossa mente deixa de divagar e passamos a viver exclusivamente o presente momento. Procure encontrar as atividades que conseguem gerar este tipo de estado e flow. Privilegie sempre que possível estes momentos ao longo do seu dia.

 

 

[Leia também: 5 dicas para maximizar a sua felicidade após os 50]

 

 

Ler Mais