Partilhar

10 dicas para viajar em segurança com os seus animais de estimação

Com a chegada do verão e devido às esperadas viagens por estrada, importa relembrar as principais mensagens que compõem a campanha de segurança animal durante os percursos de verão.

14 Julho 2022
Sandra M. Pinto

Hoje, cada vez mais famílias portuguesas têm um animal de estimação e mais tutores viajam com eles de carro. Sem dúvida, os animais de estimação tornaram-se mais um membro da família que nos acompanha nas viagens, mas se estas viagens não forem devidamente preparadas, existem certos riscos para nós e para o bem-estar destes animais. Danos por impacto ou travagens bruscas, risco de atropelamento em paragens para descanso ou golpes de calor são exemplos claros desses riscos para os cães e os gatos.

Para evitar este tipo de situações, a Royal Canin preparou um conjunto de dicas para garantir o bem-estar animal durante as viagens de carro:

Nunca soltos: um animal de estimação nunca deve viajar solto dentro do veículo, pois pode colidir com outros ocupantes em caso de travagem ou colisão. No caso dos gatos, o melhor local para colocar a caixa de transporte é no chão, entre os bancos dianteiros e traseiros, evitando sempre a luz solar direta.

Sistema de retenção: a escolha de um sistema de retenção adequado ao peso e tamanho do animal é essencial. Entre os sistemas disponíveis estão os cintos de retenção de ancoragem dupla (com sistema de conexão curto e estável), transportadores ou divisores de compartimento que devem ser firmes e estar bem fixos para evitar deslocamentos.

Adaptação progressiva: acostumar o animal aos movimentos e ao sistema de contenção desde o primeiro momento. É aconselhável começar a fazê-lo em viagens curtas para que se possa habituar gradualmente.

Evitar colocar objetos próximos ao animal: malas, sacos ou outros tipos de objetos devem ser mantidos sempre afastados do animal pois podem mover-se e causar danos.

Atenção nas paragens: verifique se o animal não sai a correr do veículo. Isso pode causar um acidente com outros veículos e até mesmo atropelar o próprio animal.

Prevenir os golpes de calor: um golpe de calor é um aumento repentino da temperatura corporal acima de 42 graus. É preciso ter cuidado em situações de calor extremo e é por isso que nunca se deve deixar o animal dentro do veículo com altas temperaturas. Nem mesmo numa área com sombra ou com as janelas abertas. A Royal Canin indica ainda que diante de sintomas como aumento da salivação, tremores musculares, perda de força, respiração acelerada, é necessário ir com urgência ao médico veterinário.

Água e comida: evite dar comida ou água nas horas que antecedem a viagem se o seu animal tiver tendência a tonturas para evitar possíveis vómitos. Durante a paragem de descanso, pequenas quantidades de água podem ser administradas para hidratação. Além disso, uma vez no destino, evite mudanças repentinas na sua dieta. É aconselhável levar sempre um pouco do alimento habitual para garantir uma transição progressiva, se necessário.
Monitorizar a temperatura do veículo: garantindo sempre uma ventilação adequada.

Preparar o kit de viagem: com a sua documentação, o boletim sanitário e passaporte, histórico médico se tiver alguma patologia e tudo o que possa precisar no destino (comida, água, bebedouro ou comedouro e sacos para as fezes, cama e brinquedos).
Atenção ao viajar para o estrangeiro: pode ser necessário ter documentação atualizada, como certificado de saúde ou comprovativo de vacinação contra a raiva.

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 horas

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 3 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 4 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 6 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 7 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 24 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 1 dia

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 1 dia

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 1 dia

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 1 dia

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.