O número que se vê na balança é a soma da massa corporal magra – que inclui músculos, órgãos, ossos e fluidos como água e sangue – e massa gorda (também conhecida como tecido adiposo).
O peso é simplesmente a representação da relação do seu corpo com a gravidade. A pesagem regular pode ser benéfica.
Estudos recentes têm mostrado que pesagens frequentes são úteis no tratamento de sobrepeso e obesidade, além de ajudar na etapa de manutenção do peso. Em alguns casos, também pode ser uma boa estratégia para prevenir o ganho excessivo de peso.
De uma maneira geral, a recomendação é que se pesem uma vez por semana. Não se costuma recomendar a pesagem diária na fase ativa de perda de peso, pois o processo de emagrecimento é lento e a ausência de resultados imediatos pode trazer desânimo, frustração e até abandono do plano de tratamento.
Mas atenção: ao longo do dia, o peso pode sofrer modificações devido a diversos fatores, entre eles: ingestão alimentar e de sal, retenção de líquidos, transpiração, peso da urina e das fezes, fase do ciclo menstrual.
Recomendações
- pese-se sempre no mesmo dia da semana e à mesma hora, de preferência logo depois de acordar (ainda em jejum) e após urinar
- use sempre a mesma balança.
- pese-se, de preferência, sem roupas