A falta de apetite pode ser causada por uma grande variedade de fatores, podendo não passar de um sinal de saciedade até ser um indício de doenças ou transtornos mais graves.
Quando a perda de vontade de se alimentar dura durante horas ou dias, é sinal de que algo não está a funcionar corretamente.
A falta de apetite é comumente associada à sensação de fadiga, uma vez que o corpo consome as reservas de energia e não as repõe de maneira satisfatória. Se essa situação se estenda durante muito tempo, pode levar à anemia grave e a outras complicações.
Outro fator que pode surgir com a perda do desejo por comida é o aparecimento de náuseas e vômitos. Falta de apetite e enjoo podem ocorrem por conta de desconfortos gástricos e doenças que afetam o sistema digestivo.
Atenção a qualquer alteração repentina e duradoura nos seus hábitos alimentares, assim a perda de peso, falta de energia e de vontade.
A falta de apetite é sinal de alerta quando:
– vem acompanhada de enjoos;
– surge de repente e dura longos períodos;
– provoca perda de peso e de massa muscular;
– leva a sensação de fadiga;
– provoca perda de produtividade;
– causa desatenção, desinteresse e impede a rotina normal.
O que causa falta de apetite
Infeções virais ou bacterianas. É por isso que a gripe causa falta de apetite, já que se fica com a garganta inflamada e acontece uma diminuição moderada do paladar.
Viroses e outras doenças similares. É essencial estimular a ingestão de nutrientes, bem como a hidratação.
Problemas digestivos. Gastrite, refluxo, úlceras e outros.
Irritação no trato digestivo. Pode ser causada por má alimentação, medicamentos de uso contínuo, parasitas.
Causa psicológica ou emocional. Fatores como depressão, ansiedade e stress podem provocar desconforto gástrico e diminuir o ímpeto de comer.