O que comemos pode ser mais perigoso do que imaginamos.
Mandioca
A mandioca é um ingrediente muito usado para substituir a batata e servir como acompanhamento. Mas é mais perigosa do que parece. A raiz e as folhas possuem linamarina um composto que liberta cianeto e que, por sua vez, vira cianeto de hidrogénio em contato com água como na saliva. O cianeto de hidrogênio é um veneno altamente tóxico e até uma quantidade pequena pode levar à morte. Por isso, não se pode comer mandioca crua
Noz-moscada
A noz-moscada tem benefícios como efeito digestivo e anti-inflamatório. Mas deve ser usada apenas como condimento por causa da miristicina e do safrol, compostos que causam alucinações e mal-estar, com sintomas como náuseas e aceleração dos batimentos cardíacos.
Baiacu
O baiacu é famoso por ser um dos peixes mais venenosos do mundo por causa da tetrodotoxina que está presente em vários órgãos do animal. Essa toxina paralisa os músculos e leva à asfixia, sendo mais letal do que o cianeto. Até hoje não existe um antídoto conhecido para esse veneno.
Ruibarbo
O ruibarbo é benéfico para a saúde por ser rico em vitaminas A, K e mais nutrientes. O talo pode ser usado em saladas, mas a folha do ruibarbo esconde um perigo: o ácido oxálico. Consumi-lo causa sintomas como náuseas, problemas renais, dificuldade em respirar, entre outros .
Feijão vermelho
É nutritivo e repleto de proteínas, minerais e fibras, mas deve ser consumido bem cozido, já que cru ele tem a lectina fitohemaglutina que o corpo humano não consegue digerir. O resultado? Dor de barriga, diarreia e vómito.
Grãos de soja
O grão cru possui uma toxina natural que prejudica a digestão.
Semente de damasco
A semente tem a amigdalina, uma toxina vegetal que, ao ligar-se com as enzimas humanas transforma-se em cianeto.
Casu Marzu
Oriundo da região da Sardenha, o casu marzu é um queijo pecorino, ou seja, feito com leite de ovelha, mas com um diferencial: ele é maturado descoberto, para que as moscas pousem e deixem as suas larvas. Estas amolecem o queijo por dentro através de um processo de decomposição. É perigoso porque as larvas vivas podem danificar o estômago e o intestino.