Para conseguir ter mais energia, precisamos de ingerir quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas, pois tanto o excesso como a falta de nutrientes provocam alterações metabólicas que podem levar ao cansaço.
Comer refeições muito pesadas e gordurosas, especialmente fast-food e fritos. A sonolência que surge depois de comer alimentos destes acontece porque o organismo faz um grande esforço para digerir a comida.
Beber demasiado café. Parece contraditório, mas o estímulo excessivo gerado pela cafeína acaba por levar a um cansaço mental.
Dietas restritivas. Ao cortar grupos de alimentos da sua dieta, pode deixar de consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas.
Comer muitos carboidratos. Apesar de ser o principal combustível para a atividade, o excesso do nutriente gera um pico de açúcar na corrente sanguínea e depois há um efeito rebote: a glicemia cai rapidamente, gerando fadiga (e fome) pouco tempo depois a refeição.