Partilhar

Do vinho à cerveja, saiba como algumas bebidas alcoólicas afetam a saúde do corpo

Cerveja Em comparação com as bebidas destiladas, tem menos calorias e menor teor alcoólico, cerca de 5 a 9%.  Mas contém carboidratos e glúten, que resultam em retenção de gordura, inflamação e lentificação do metabolismo. Por ser muito diurética, a cerveja também pode levar o idoso, que tem menos água corpórea, à desidratação mais fácil e alterar os efeitos da insulina em diabéticos. Vinho tinto Devido à presença de histamina aumenta vermelhidão, inchaço e comichão.  Sobre o consumo de uma taça de vinho por dia fazer bem à saúde, não há consenso médico, pelo que se não bebe, é melhor que continue assim. Uísque Bebida de absorção e efeito rápidos, aumenta os riscos de gerar dependência. Segundo um estudo de 2019, publicado na revista Cancer, menos de um copo de uísque (35 ml) por 10 anos aumenta o risco de cancro em 5%. Fora hepatite, perda de vitaminas, pancreatite, insuficiência renal. Vinho branco Dá dor de cabeça e náuseas no dia seguinte, sobretudo espumante, bebida que, por ser rica em açúcar, leva à inflamação sistémica. Ou seja, contribui para dano celular, aumento do envelhecimento da pele, além de diabetes, doenças cardiovasculares, transtorno depressivo e risco de Alzheimer. Gin Deve ser consumido moderadamente sendo preferível diluí-lo e tomá-lo durante refeições, para uma absorção mais lenta. Quando se bebe demais, tem efeito tóxico sobre o cérebro e prejudica o fígado.

17 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Cerveja

Em comparação com as bebidas destiladas, tem menos calorias e menor teor alcoólico, cerca de 5 a 9%.  Mas contém carboidratos e glúten, que resultam em retenção de gordura, inflamação e lentificação do metabolismo. Por ser muito diurética, a cerveja também pode levar o idoso, que tem menos água corpórea, à desidratação mais fácil e alterar os efeitos da insulina em diabéticos.

Vinho tinto

Devido à presença de histamina aumenta vermelhidão, inchaço e comichão.  Sobre o consumo de uma taça de vinho por dia fazer bem à saúde, não há consenso médico, pelo que se não bebe, é melhor que continue assim.

Uísque

Bebida de absorção e efeito rápidos, aumenta os riscos de gerar dependência. Segundo um estudo de 2019, publicado na revista Cancer, menos de um copo de uísque (35 ml) por 10 anos aumenta o risco de cancro em 5%. Fora hepatite, perda de vitaminas, pancreatite, insuficiência renal.

Vinho branco

Dá dor de cabeça e náuseas no dia seguinte, sobretudo espumante, bebida que, por ser rica em açúcar, leva à inflamação sistémica. Ou seja, contribui para dano celular, aumento do envelhecimento da pele, além de diabetes, doenças cardiovasculares, transtorno depressivo e risco de Alzheimer.

Gin

Deve ser consumido moderadamente sendo preferível diluí-lo e tomá-lo durante refeições, para uma absorção mais lenta. Quando se bebe demais, tem efeito tóxico sobre o cérebro e prejudica o fígado.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 8 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 8 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 8 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 8 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 8 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 9 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 9 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 10 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 10 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 12 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 12 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 12 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 12 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 12 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 13 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 14 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 14 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 15 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 16 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.