O óleo de girassol é uma gordura de origem vegetal com alto poder cicatrizante e hidratante, propriedades bastante úteis no tratamento de estrias.
As estrias podem aparecer na pele devido a mudanças bruscas de peso corporal. Essas mudanças envolvem o estiramento da pele, que promove o rompimento das fibras da sua camada mais externa.
As estrias costumam aparecer nos glúteos, na coxa, nos seios, na barriga e nos joelhos, locais onde a pele sofre mais com o estiramento.
O óleo de girassol para aquelas estrias recém formadas, que ainda estão vermelhas, para as intermediárias, que têm uma cor mais arroxeada, e as brancas.
O óleo de girassol é uma gordura extraída das sementes da planta, como tal possui, naturalmente, muitos antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres responsáveis pelos danos infligidos às células e aos tecidos tecidos do corpo.
Por isso, ajudam na prevenção de doenças, como o cancro e o envelhecimento precoce da nossa pele.
Dentre os antioxidantes presentes no óleo, destaca-se a vitamina E, cujo uso tópico traz muitos benefícios para a pele, a começar pela elevada capacidade de hidratação, que é o foco principal do tratamento e prevenção de estrias.
Mas, a vitamina E também é reconhecida pelas suas propriedades antibacterianas, sendo uma boa aliada no tratamento de acnes e outros tipos de inflamação na pele.
A combinação da vitamina E com o ómega-6 e 9, também presentes no óleo de girassol, forma uma camada emoliente sobre a pele que impede a perda de água, promovendo a sua elasticidade.
Assim, o óleo de girassol serve para evitar as descamações e ruturas do tecido da pele. Como resultado, o óleo de girassol previne o aparecimento de novas estrias e melhora o aspeto das brancas, impedindo que aumentem em tamanho.