O presidente da Proteção Civil dos Açores pediu hoje à população do grupo Ocidental (Flores e Corvo) do arquipélago que fique em casa devido às previsões de mau tempo, em particular a agitação marítima e o vento, avança a Lusa.
“No grupo Ocidental, vamos ter agitação marítima algo severa. O alerta é laranja, mas é muito próximo do vermelho. Alerto a população para não se aproximar da orla marítima ou de locais desabrigados, onde possa haver vento forte. Fiquem em casa”, afirmou Eduardo Faria, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em declarações disponibilizadas à agência Lusa.
O responsável falava a propósito da depressão Efrain que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar as nove ilhas do arquipélago com vários avisos, alguns deles laranja, correspondentes a situações meteorológicas “de risco moderado a elevado”.
No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), a “preocupação” da Proteção Civil é “a chuva forte e o vento”, pelo que a recomendação é que a população “evite locais de perigo”, de acordo com a Proteção Civil.
Também o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar sob aviso laranja para “precipitação e vento forte”, indicou o responsável.