Partilhar

Alerta: Está em marcha um reforço de meios em Lisboa para responder ao mau tempo

O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que tem havido um “reforço constante” das equipas que estão a responder às ocorrências do mau tempo e sublinhou que há situações que não podem ser evitadas, pelas características da cidade, avança a Lusa. Em declarações aos jornalistas em Alcântara, uma das zonas mais afetadas na semana passada e hoje pelas fortes chuvas registadas no distrito de Lisboa, Carlos Moedas afirmou que durante a noite houve mais de 300 ocorrências, sem registo de vítimas, apesar dos “muitos danos materiais”, cita a Lusa. Apenas uma pessoa se “sentiu mal, com hipotermia”, mas “o caso está resolvido”, afirmou o autarca social-democrata, perto das 12:00, sem ter ainda um número total de pessoas deslocadas das suas casas. Todos estes cidadãos estão, segundo o presidente da autarquia, a ser acompanhadas pela Proteção Civil municipal e pelas juntas de freguesia e “não vão ficar sem teto”. Questionado sobre o trabalho de prevenção, tendo em conta também que há menos de uma semana – entre os dias 07 e 08 – a cidade foi afetada por muitas inundações, como na madrugada de hoje, Carlos Moedas indicou que os serviços estão “na capacidade total de ajuda”. “Nós estamos totalmente em reforço desde ontem à noite, com os bombeiros à saída dos túneis, a Polícia Municipal, os trabalhadores das juntas… Esse reforço é constante”, disse, sublinhando que estas inundações serão cada vez mais frequentes, no contexto das alterações climáticas.    

13 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que tem havido um “reforço constante” das equipas que estão a responder às ocorrências do mau tempo e sublinhou que há situações que não podem ser evitadas, pelas características da cidade, avança a Lusa.

Em declarações aos jornalistas em Alcântara, uma das zonas mais afetadas na semana passada e hoje pelas fortes chuvas registadas no distrito de Lisboa, Carlos Moedas afirmou que durante a noite houve mais de 300 ocorrências, sem registo de vítimas, apesar dos “muitos danos materiais”, cita a Lusa.

Apenas uma pessoa se “sentiu mal, com hipotermia”, mas “o caso está resolvido”, afirmou o autarca social-democrata, perto das 12:00, sem ter ainda um número total de pessoas deslocadas das suas casas.

Todos estes cidadãos estão, segundo o presidente da autarquia, a ser acompanhadas pela Proteção Civil municipal e pelas juntas de freguesia e “não vão ficar sem teto”.

Questionado sobre o trabalho de prevenção, tendo em conta também que há menos de uma semana – entre os dias 07 e 08 – a cidade foi afetada por muitas inundações, como na madrugada de hoje, Carlos Moedas indicou que os serviços estão “na capacidade total de ajuda”.

“Nós estamos totalmente em reforço desde ontem à noite, com os bombeiros à saída dos túneis, a Polícia Municipal, os trabalhadores das juntas… Esse reforço é constante”, disse, sublinhando que estas inundações serão cada vez mais frequentes, no contexto das alterações climáticas.

 

 

Mais Recentes

Novo regulamento entra em vigor para melhorar disponibilidade de medicamentos

há 14 horas

Papa Francisco não tem febre e está estável: «Ficou comovido com mensagens de carinho», revela Vaticano

há 14 horas

Unidade hoteleira portuguesa está ente os Hotéis Históricos mais românticos do mundo em 2025

há 15 horas

Para ficar, literalmente, de boca aberta: estes são os alimentos com mais plásticos (e, por isso, menos saudáveis)

há 15 horas

«Arroz cor-de-rosa é mais nutritivo do que o normal», afirmam os cientistas

há 15 horas

Se está a pensar ter um animal de estimação, não compre: adote. Aproveite esta campanha e encontre o seu pet

há 15 horas

Óbito: Morreu o antigo nadador olímpico Fernando Madeira

há 15 horas

Amanhã não se esqueça do chapéu de chuva: mau tempo (e chuva) aproxima-se de Portugal

há 16 horas

«Estilo de vida contribui mais para um envelhecimento saudável do que os genes», diz estudo

há 16 horas

Tem bichos da prata em casa? Cuidado: pode ser um sinal de alerta

há 16 horas

Opinião: «Frio e chuva aumentam risco de doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba o que fazer», Tiago Magalhães, médico veterinário

há 17 horas

Cidade espanhola «considera levar Meghan Markle a tribunal». A causa: o logotipo da marca de luxo da duquesa apresenta «semelhanças impressionantes» com o brasão da localidade

há 17 horas

Banda desenhada de autor português premiada em Itália

há 17 horas

Google cria co-cientista de IA que colabora com cientistas biomédicos

há 17 horas

É aqui que estão sepultados os Papas: saiba por que Francisco quer quebrar a tradição (quando morrer)

há 17 horas

Funeral do Papa «está a ser preparado»: Guarda Suíça «em stand by para a morte do pontífice» após a noticia de que «talvez não sobreviva» à pneumonia

há 18 horas

Óbito: Morreu Jacqueline Sanders-van Maarsen, a melhor amiga de Anne Frank

há 18 horas

Prazo está a acabar: com a entrega do IRS a chegar não se esqueça de validar as faturas

há 18 horas

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

há 18 horas

Pneumonia bilateral: especialistas explicam a condição que levou o Papa Francisco ao hospital

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.